PUB

Economia

Preços dos produtos importados crescem 18,9% em março, comparado com o mesmo mês de 2021

Em termos homólogos, os índices de preço da importação aumentaram 18,9%, no mês de março deste ano relativamente ao igual período de 2021, avançou esta sexta-feira,22, o INE. 

Segundo a mesma fonte, os preços dos produtos importados aumentaram 3,1% em março deste ano, valor superior em 0,1 pontos percentuais (p.p.) face ao registado no mês anterior (Fevereiro 2022). 

Os dados mostram ainda que, em março, o índice de preços da importação situou-se em 109,7 tendo registado um acréscimo de 3,1% relativamente ao mês anterior. Já os índices subjacente e volátil na importação registaram acréscimo de 2,6% e de 4,3% respetivamente, face ao registado no mês anterior (Fevereiro).

O aumento dos preços, segundo o INE, ocorreu em todas as categorias de grupo: “Bens de Consumo” (3,5%) e justifica-se pela subida de preços de “produtos alimentares primários” (3,3%), “Bens Intermédios” (1,6%), e explica-se, essencialmente, com a subida dos preços de “produtos transformados para construção” (3,3%). Também, igualmente uma subida nos “Bens de capital” (3,5%), que justifica- se pela subida de preços de “automóveis para uso particular” (10,2%) e “Combustíveis” (3,3%), justificando-se, conforme os dados, com a subida da única subcategoria denominada “Combustíveis” (3,3%).

Em termos homólogos, os índices de preço da importação aumentaram 18,9%, relativamente ao mês de março de 2021. 

Comparativamente ao mês de março 2021, os índices subjacente e volátil na importação registaram, igualmente, acréscimos de 18,2% e 21,0%, respectivamente.

Índice de preços da exportação

Já no que toca aos Índices de Preços da Exportação, no mês de março de 2022, o índice de preços nas exportações situou-se em 102,7% correspondendo a um acréscimo de 0,5% face ao mês anterior.

Ainda, em março passado, o índice subjacente na exportação registou acréscimo de 0,7% e o volátil decresceu 0,1%, face ao registado no mês anterior.

Já em termos homólogos, em março deste ano, a taxa de variação homóloga do índice de preços das exportações fixou-se em 5,1% e, comparativamente ao mês de março de 2021, os índices subjacente e volátil na exportação aumentaram 6,1% e 2,4% respetivamente. 

Índices de Termos de Troca

De notar ainda que em março passado, o Índice de Termos de Troca (ITT) situou-se em 93,6%, registando-se uma diminuição de 2,5%, comparativamente ao mês anterior.

Em termos homólogos, o Índice de Termos de Troca (ITT) fixou-se em -11,6%.

PUB

PUB

PUB

To Top