PUB

Política

Funaná “Sol di Manhan” ouvido no arranque das comemorações do 25 de Abril em Portugal 

O funaná “Sol di Manhan”, da autoria de Paulino Vieira e interpretado por Dany Silva, foi hoje tocado pela Orquestra Geração, em Lisboa, Portugal, no arranque das comemorações do 25 de Abril, que hoje se assinala

O funaná “Sol di Manhan”, foi, assim aplaudido de pé, hoje, pela plateia, no arranque das celebrações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, depois de ter sido tocado pela Orquestra Geração. 

O embaixador de Cabo Verde, em Portugal, Eurico Monteiro, citado pela Inforpress, considera que o momento demonstra uma ligação “muito estreita” entre os dois países.

“Representa uma ligação muito estreita entre Cabo Verde e Portugal, quando numa cerimónia tão importante do 25 de Abril, momento alto que reúne um consenso nacional e segmentos de toda a sociedade, político, militar, económico, social e cultural, Cabo Verde é simbolicamente representada através da sua música, neste caso, funaná”, considerou.  

Sintonia

O diplomata diz, assim, que o momento é “um exemplo quase que perfeito de sintonia entre Cabo Verde e Portugal”, da integração da comunidade cabo-verdiana. 

“Significa também a pujança da cultura cabo-verdiana e a pujança da música, mostrando que a música cabo-verdiana tem se infiltrado um pouco pelo mundo fora e tem conquistado corações e várias plateias, e constitui um grande factor de valorização da música cabo-verdiana”, defendeu.

Eurico Monteiro lembrou, ainda, que o 25 de Abril de 1974, denominado de Revolução dos Cravos, foi o momento da abertura política e da democracia e um “momento-chave” para acelerar o processo da independência nacional.   

“Tem também este significado, ou seja, abriu as portas a um diálogo de igual, mais intenso e mais fraterno entre povos que são irmãos e entre Estados que são independentes”, concluiu.  

Recorde-se que as comemorações dos 48 anos do 25 de Abril de 1974 acontecem um pouco por todo Portugal, com várias actividades, como exposições, concertos, sessões solenes, caminhadas e inaugurações, entre outras.   

A Comissão dos 50 anos do 25 de Abril arrancou com as comemorações e nos próximos dois anos várias iniciativas serão concretizadas para assinalar meio século da abertura política em Portugal, mas que deverá envolve os países ex-colónias portuguesas.  

A revolução de 25 de Abril de 1974 depôs o regime ditatorial do Estado Novo, vigente em Portugal desde 1933, quando o Movimento das Forças Armadas (MFA) derrubou o regime de ditadura.  

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top