PUB

Mundo

Macron reeleito em França com 58,54% dos votos

Numa eleição marcada por ter uma das maiores abstenções de sempre (28%), Macron bateu ontem Le Pen, em França, com 58,54% dos votos. A radical da direita obteve 41,46%.

Emmanuel Macron foi reeleito presidente da França, tendo agora como um dos principais desafios, após as eleições, que será conquistar o apoio das classes mais populares, que preferiram, na maioria, votar em candidatos radicais de direita e de esquerda (nesse caso, no primeiro turno) ou se abster de votar. 

Disso depende a força da oposição que Macron poderá ter de enfrentar após as legislativas de junho e o avanço de medidas impopulares, como a reforma da aposentadoria.

Segundo resultados definitivos do Ministério do Interior, Macron foi reeleito com 58,54% dos votos, enquanto Marine Le Pen, da direita radical, com quem foi a votos na segunda volta, obteve 41,46%, o melhor resultado já obtido pelo Reunião Nacional (também conhecido em português como Reagrupamento Nacional, ex-Frente Nacional) em uma votação.

A abstenção foi de 28%, uma das mais elevadas nas últimas décadas.

Apesar de ter vencido com uma vantagem considerável, ainda mais para um presidente em exercício, houve um avanço considerável da direita radical de Le Pen, que no segundo turno da eleição presidencial de 2017 havia obtido 33,9% dos votos.

A vitória de Macron com uma boa diferença sobre Le Pen foi possível graças sobretudo aos votos de parte do eleitorado de Jean-Luc Mélenchon, da esquerda radical – que ficou em terceiro lugar no primeiro turno, com 22%. Como Le Pen, Mélenchon também atrai principalmente franceses com menor renda.

C/BBC

PUB

PUB

PUB

To Top