PUB

Política

Tarrafal de Santiago comemora 105 

O município do Tarrafal de Santiago comemora hoje 105 anos da sua criação

Para assinalar a data, a Assembleia Municipal do Tarrafal realiza uma sessão solene, no Mercado de Artesanato e Cultura, com início às 14h30. A sessão é presidida por Ulisses Correia e Silva. 

Desde 1917, este concelho percorreu uma caminhada com muitos desafios, culminando hoje num município com muitas potencialidades, ligadas à economia turística, à pesca e à agricultura, mas também com problemas a driblar como o desemprego jovem.  

De acordo com dados históricos, o município do Tarrafal foi criado a 25 de Abril de 1917, através do decreto-lei nº 3108-B de 25 de Abril, provocando a sua desintegração do Concelho de Santa Catarina que, até 1912, tinha a sua sede na vila do Tarrafal, agrupando as freguesias de Santo Amaro Abade e São Miguel Arcanjo, com sede na vila do Tarrafal.

Esta configuração administrativa permaneceu até 1997, quando foi desmembrado em dois municípios, Tarrafal e São Miguel.

O concelho, que tem 112,4 quilómetros quadrados, conta com 22 localidades, sendo dois urbanos (cidade de Mangue e Chão Bom) e 20 rurais.

Infraestruturas 

É no centro da cidade conhecido como “Mangui” que se situam os edifícios da câmara municipal, da Igreja de Nhu Santo Amaro Abade, Esquadra da Polícia Nacional, o mercado de artesanato e de cultura, o antigo cinema, a Baía Verde e escola secundária, entre outras grandes infra-estruturas.

O município também alberga o ex-Campo de Concentração ou Museu da Resistência, e aguarda que o Governo entregue a sua candidatura a Património Mundial da Humanidade, mas já inscrito na lista indicativa dos patrimónios da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

10% de analfabetos 

De acordo com os resultados preliminares do Censo 2021 do Instituto Nacional de Estatística (INE), o concelho de Tarrafal de Santiago que celebra 105 anos da fundação do município, tem actualmente uma população residente de 16.620, sendo 47,6 por cento (%) do sexo masculino e 52,4 % do sexo feminino, representando 6,2% a nível da ilha de Santiago e 3,4 % a nível de Cabo Verde.

No campo da educação, os dados apontam que 10% nunca frequentou escola, 33% com nível secundário incompleto e 11% completo, 5% com nível pós-secundário e 42% tem nível básico.

Desemprego

Relativamente ao mercado de trabalho, o INE estima que 50% da população activa do Tarrafal encontra-se ocupada. A taxa do desemprego é estimada em 6%, e 35% dos jovens (15-24 anos) estão sem emprego e não estão a frequentar um estabelecimento de ensino/formação.

Nas condições de vida, 81% dos 4.767 agregados familiares têm acesso à electricidade, 78% têm acesso às instalações sanitárias e 77% à água canalizada, 61% usam gás e 37% lenha para cozinhar.

No acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), o telefone fixo chega a 10% das habitações, 68% têm televisão, 15% têm televisão por assinatura, 7% têm computador, 14% tablet, 64% pelo menos um telemóvel e 51% usam Internet.

Para assinalar a data, a Assembleia Municipal do Tarrafal realiza hoje uma sessão solene, que terá lugar no Mercado de Artesanato e Cultura, com início às 14h30.

O acto é presidido pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top