PUB

Destaques

Destaques da edição 765 do Jornal A NAÇÃO

CONTEÚDO PREMIUM

Música
Pedro Celestino Correia e Larissa Morais já vão em 300 composições em pauta
O músico Pedro Celestino Correia (cabo-verdiano) e a professora Larissa Morais (ucraniana) encetaram em 2017 o desafio de lançar no mercado Partituras de Músicas de Cabo Verde. Juntos, ou em separado, esta iniciativa já vai em cerca de 300 composições em pauta, sobretudo, mornas e coladeiras. O sexto volume vai estar disponível ainda esta semana e conta com 18 mornas “mais bonitas” e “populares”, uma homenagem a este género Património Imaterial da Humanidade. 

TACV
Parado na pista há um ano, Boeing arrestado à Icelandair acumula prejuízos
Completa, em Junho, um ano que o Boeing 757 D4-CCG foi arrestado à Loftleidir Icelandic, por dívidas à ASA. A aeronave continua parada na placa do Aeroporto do Sal, acumulando prejuízos, que poderão ser ainda maiores, caso o ex-parceiro da privatização da TACV vencer o processo em Tribunal. Só em 2021, essa transportadora atingiu prejuízos de quase 1 milhão e 400 mil contos. A boa notícia é que, ainda que tímida, a “retoma” vai acontecendo. 

Empresas do Estado em elevado risco fiscal 
CV Telecom e Emprofac já preocupam
A Cabo Verde Telecom (CVT) e a Emprofac, que sempre foram prósperas e com boas performances financeiras, acabam de entrar no rol de empresas do Sector Empresarial do Estado com risco fiscal. Os resultados líquidos de ambas têm vindo a cair, conforme o mais recente relatório da UASE. A TACV, por seu lado, está em “falência técnica” e sem capacidade de se financiar com um prémio de risco baixo.  

Câmara Municipal da Praia 
Samilo diz que as conta de 2021 estão feridas de ilegalidade
A conta de gerência de 2021 da Câmara Municipal da Praia foi chumbada, na reunião extraordinária de 18 de Abril, por alegadas irregularidades e ilegalidades. Samilo Moreira, vereador do PAICV, que votou juntamente com o MpD contra esse instrumento, garante que, apesar das pressões, pretende levar o seu mandato até ao fim. 

Opinião João Serra
Fundo Soberano sem “dinheiro do soberano” 

Comunicação Social
JMN destaca “grande ousadia” e “utilidade pública” dos media privados
O Presidente da República, que ontem visitou as instalações do A NAÇÃO, reconheceu o crescimento do sector da comunicação social no país, destacando a “grande ousadia” do sector privado, apesar dos constrangimentos e desafios que enfrentam. Em mais de trinta anos de regime democrático, esta é a primeira vez que um chefe de Estado realiza uma visita do género. 

Encontra, ainda, nesta Edição nº.  765, do Jornal  A NAÇÃO – que já está disponível em PDF -, as Opiniões de:  João Serra, Luís Kandjimbo, Olímpio Tavares e Valdemiro Tolentino; assim como, a Coluna de Filinto Elísio.   

PUB

PUB

PUB

To Top