PUB

Cultura

Festivais “Nhô São Filipe” e “Nhu Sior do Mundo” este fim-de-semana”

Após dois anos de paragem por causa da covid-19, os festivais estão de volta para assinalar as festividades nos municípios do país. Este fim-de-semana acontece o Festival Nhô São Filipe, de 27 de Abril a 1 de Maio, no Fogo, e “Nhu Sior Do Mundo” na Achada Igreja, interior de Santiago, no dia 29 de Abril.

De entre os hábitos cortados pela pandemia, os festivais foram as primeiras actividades canceladas tendo em conta a aglomeração de pessoas neste evento que abrange todos os concelhos do país, enquadrada nas festividades dos municípios.

Após dois anos de paragem forçada, parece que as condições já permitem a retoma de uma forma tímida e os festivais estão de volta, muito perto de ser “como de antes”. Assim, artistas estão de volta aos palcos do país, para shows que lhes rendem mais do que as atuações online, uma forma que encontraram para sobreviver à crise.

 Festival Nhô São Filipe com 32 artistas

Batchart, Kino Cabral, Eder Monteiro, Nito Bazalumi, MRS Rapers, Boys Band Mosteiros e Waldir foram os artistas que deram o pontapé de saída no Festival Nhô São Filipe, na ilha do Fogo, que arrancou nesta quarta-feira, 27. 

O festival de cinco dias (27,28,29,30 e 1 de Maio) conta com a atuação de 32 artistas, conforme o cartaz diversificado apresentado pela autarquia são filipense.

 De entre os artistas populares, Beto Dias, Tranka Fulia, Grace Évora e Joselyn vão actuar hoje, quinta-feira,28, e Soraya Ramos, Gil Semedo, Du Marthaz e Prego Prego estarão a animar o terceiro dia do certame.

Nelson Freitas, Gama, Buguin Martins, Tony Fika e Big-Z Patronato, aos outros nomes que vão abrilhantar o festival no sábado, 30.

Nomes como Yola Semedo, Bulimundo, Kinzin, Blessed e Tyloers, Nelson Junior e Kelly entre outros são os escolhidos para encerrar o Festival Nhô São Filipe 2022 no dia 1 de Maio, dia do município.

Festival Nhu Sior do Mundo nos Picos 

Também em festa do município, a cidade de Achada Igreja no concelho de São Salvador do Mundo, interior de Santiago, tem agendado para esta sexta-feira,29, o festival  Nhu Sior do Mundo 2022.

 Diferente dos anos anteriores, nesta retoma após dois anos de pandemia, a autarquia anunciou que o evento será de um dia, com a actuação de artistas como Grace Évora, Titio & Lito Freire, Fidjus de Belo Freire, DSD, Ferro Gaita, Zé Spanhol, Gama, ZShow, Kádio Tavares e MC Tranka.

PUB

PUB

PUB

To Top