PUB

Santiago

Dia da cidade: Pró-Praia propõe modalidades policiais de acordo com a natureza e geografia da criminalidade urbana

Neste dia em que a cidade da Praia completa os seus 164 anos, a Associação para o Desenvolvimento da Praia, Pró-Praia, diz que quer ver implementada, na Capital, uma nova dinâmica de desenvolvimento para ultrapassar as dificuldades causadas pela pandemia, deixando algumas sugestões para a retoma da economia nesta que é a maior cidade do país. E propõe modalidades policiais mais voltadas para a natureza e geografia da criminalidade urbana. 

À RCV, o presidente da Pró-Praia, José Jorge de Pina avançou que a cidade Capital estagnou nos últimos tempos por causa da pandemia da covid-19 e da paralisação das obras estruturantes em virtude para beneficiar o desenvolvimento de outras ilhas.

“Há esta estagnação por duas razões: primeiramente penso que deve-se à pandemia que apanhou mais duramente a nossa capital e os projectos estruturantes que não vieram, e que até ainda não foram anunciados, portanto prejudicou muito o processo de crescimento e de infraestruturação. Por outro lado, há também uma narrativa de que a cidade cresceu, mas que era preciso parar para que as outras ilhas e cidades cresçam”, apontou José de Pina neste dia em que a cidade Capital assinala os seus 164 anos.

Sugestões para dinamizar a economia

Diante da situação, o presidente da Pró-Praia apontou algumas soluções que, no seu entender, podem minimizar o impacto negativo destas paragens e algumas sugestões para a gestão da cidade.

“Nós falamos de um plano urbano de descongestionamento do tráfego rodoviário nas principais vias da cidade, um novo mercado municipal, um novo sucupira e uma estação de transporte interurbano, para além de intervenção de fundo na Cidadela”, propõe sugerindo ainda a formalização da área metropolitana da Praia.

“Esta é uma ideia da nova organização da Praia, a área metropolitana que inclui Praia, São Domingos e Ribeira Grande de Santiago. Precisamos ainda de modalidades policiais operacionais mais concentradas com a natureza e geografia da criminalidade urbana”, acrescentou.

A Pró-Praia defende ainda a criação de delegações do ministério do mar e dos transportes na ilha de Santiago, entendendo que aqui a demanda é maior, com uma grande dinâmica para estes sectores.

Recorde-se que o Dia da Cidade da Praia, 29 de Abril, começou a ser comemorado como feriado municipal, pela primeira vez, em 2019, na sequência de uma deliberação da Assembleia Municipal (AM) da altura.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top