PUB

Cultura

Hoje há “Mindelo Blue talks” e Sarau Cultural da “Expedição Lusitânia” 

O Centro Cultural do Mindelo acolhe na tarde deste sábado,30, os eventos “Mindelo Blue talks” e uma cerimónia de “Expedição Lusitânia” da Embaixada de Portugal, em Cabo Verde, em preparativo para a Conferência dos Oceanos das Nações Unidas e no âmbito das Comemorações do Centenário da Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul realizada pelos aeronautas Gago Coutinho e Sacadura Cabral.

“Mindelo Blue Talks” marcado para às 16 horas, visa promover e fortalecer economias sustentáveis baseadas nos Oceanos, nos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS) Organizada em conjunto entre Portugal e o Quénia.

Este evento que antecede a Conferência dos Oceanos das Nações Unidas (UNOC) prevista para arrancar no dia 27 de junho até 1 de julho de 2022 em Lisboa enquadra-se num conjunto de Blue Talks que Portugal está a realizar para promover debates e diálogos construtivos e interativos, partilha de experiências, abordagens inovadoras e oportunidades para apoiar os objetivos da Conferência, em concreto a implementação do ODS 14.

O evento no Centro Cultural do Mindelo contará com a participação do Embaixador de Portugal em Cabo Verde, com a Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas, com a Embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, com o Ministro do Mar e Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde, sob a moderação do Investigador Oceanográfico, Péricles Silva.

Sarau Cultural da Expedição Lusitânia

Por volta das 17h30, a Expedição Lusitânia que aportou no Mindelo, no passado dia 24 de abril, irá promover um sarau cultural, contemplando uma Palestra alusiva à emergência climática, proferida pelo Comandante José Mesquita – fundador da Associação David Melgueiro e mentor do projeto “Expedição Lusitânia”.

O evento conta ainda com a inauguração da exposição de pintura, subordinada ao tema “Oceanos – Mar é Vida”, de Curadoria de Conceição Vieira Coelho e um espetáculo musical com os artistas Jorge Mendes (Fado) e Silvestre Fonseca (Guitarra Clássica), de Portugal e Carmen Silva Trio de Cabo Verde, por volta das 19 horas.

A expedição da Associação David Melgueiro, em parceria com a Associação Nacional de Cruzeiros, no âmbito das Comemorações do Centenário da Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul partiu de Lisboa no passado dia 3 de abril, transportando também a bordo, uma forte mensagem de responsabilidade social ambiental, transmitida pelo coletivo da frota com o logo “Salve os Oceanos – Salve a Humanidade”.

De salientar que tanto o “Mindelo Blue Talks” como a cerimónia do Projeto “Expedição Lusitânia”, hoje, no CCM, acontecem em formato presencial, sendo igualmente transmitidos em live streaming, via plataforma Zoom.

PUB

PUB

PUB

To Top