PUB

Desporto

São Filipe: Nimosis e Badia de Fogo disputam hoje a final da Corrida de Cavalos

Nimosis e Badia de Fogo disputam este sábado a final da tradicional corrida de cavalos, no Hipódromo de São Filipe, depois da competição estar a ser marcada pela morte de três cavalos.

Os dois cavalos foram os vencedores das duas séries da semifinal, com Nimosis, conduzido pelo jockey Suman Neves a conquistar o passaporte para a final, ao suplantar Furacão (segundo classificado) e Alderman.

A prova teve incidentes, pois o jockey de Furacão, Ivandro Rodrigues, caiu na pista em plena competição. Foi socorrido pela ambulância e transportado ao hospital, mas com o animal a cortar a meta sem o jockey, heroicamente, no segundo posto.

Já o cavalo Badia de Fogo, conduzido pelo Jockey Suman Neves, assegurou o direito de estar na final, ao bater na outra semifinal Harley, conduzido pelo Jockey Nelson Barbosa.

Dadas a dificuldade da organização em prosseguir com a prova, ainda mais agravada pela escuridão que já se fazia sentir, a final entre Badia de Fogo e Nimosi, ambos do proprietário foguense Salomão Amado, foi adiada para as 17h30 deste sábado.

Simbolismo

A prova começou com um minuto de silêncio em homenagem aos três cavalos que faleceram, depois de terem participado na primeira eliminatória desta prova, realizada na quarta-feira. As causas continuam por apurar.

Recorde-se que o vencedor das tradicionais corridas de cavalos das festas do Dia do Município e da Bandeira de São Filipe 2022 será premiado com o montante de 500 contos, o dobro do valor da última edição.

Além do primeiro prémio, que passará de 250 para 500 contos, também os prémios de segundo e terceiro classificados duplicaram o seu valor, sendo que o segundo passará de 200 para 250 e o terceiro de 180 para 200 contos.

O valor referente ao quarto, quinto e sexto classificados mantém-se inalterável, em relação à última edição, nos montantes de 150, 130 e 100 contos respectivamente, assim como o prémio de participação que continuará sendo de 10 contos por cada cavalo que participa nas tradicionais corridas, uma das actividades que mobiliza milhares de pessoas.

Ao todo, só para o hipismo, o valor dos prémios ronda um milhão e 500 mil escudos, sem contar com os troféus que acompanham os prémios monetários.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top