PUB

Sociedade

“Diversidade, mobilidade e criatividade” marca Semana da Língua Portuguesa na CPLP

Um consórcio de várias instituições culturais, universidades e festivais literários dos países falantes de língua portuguesa e daqueles que têm o português como língua materna, realiza, pela primeira vez, entre 2 e 6 de mio, um ciclo de debates, sob o lema “Diversidade, mobilidade e criatividade”, no âmbito da Semana de Língua Portuguesa.

O evento dirigido a um público diversificado terá transmissão on-line para todo mundo, assumindo-se como janela para cooperação cultural e formação de contornos inovadores da produção literária e formação de leitores em língua portuguesa.

Conforme nota de imprensa, entre os participantes, fará parte do evento a escritora angolana Cremilda de Lima, em plena atividade aos 82 anos, com reconhecida obra para crianças e jovens. A representar Cabo Verde estará a escritora Eurídice Monteiro.

Benita Prieto (Brasil),  Kátia Casimiro (Guiné Bissau), Sónia Sultuane (Moçambique) Paulo Mirás (Galiza/Espanha), Gociante Patissa e João Fernando André (Angola) são outros participantes deste ciclo de debates previsto arrancar esta segunda-feira, 2 de maio, através do endereço https://escritores.utopia.org.br

Segundo a organização, a Semana de Língua Portuguesa tem como principal objectivo a promoção, a valorização da identidade, da diversidade cultural, da produção literária contemporânea, em particular, a circulação dos escritores, a mobilidade editorial, a acessibilidade da produção literária produzida nos países de língua portuguesa”.

Iniciativa                              

Este seminário comemorativo conta com a co-organização da Feira do Livro de Maputo e da União Internacional dos Escritores de Língua Portuguesa, UELP, que também contará com uma programação sobre a literatura infanto-juvenil.

Este ciclo de debates que concorrem para o multilateralismo e a cooperação cultural estima a contribuição de cada nação que fala a língua portuguesa, sobretudo, abrindo espaço para reflexão sobre relações entre diversidade cultural, autoafirmação, construção de identidade e legitimação das nações que integram a comunidade dos países falantes da língua portuguesa, CPLP.

Efeméride

De relembrar que o dia 5 de maio foi oficialmente estabelecido em 2009, pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) que celebra a língua portuguesa e as culturas lusófonas.

Em 2019, a 40ª sessão da Conferência Geral da UNESCO decidiu proclamar o dia 5 de Maio de cada ano como “Dia Mundial da Língua Portuguesa”.

PUB

PUB

PUB

To Top