PUB

Política

CPLP: Carlos Santos passa presidência da reunião dos ministros do turismo ao homólogo Angolano

O Ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, está a representar Cabo Verde na XI Reunião dos Ministros do Turismo da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), a decorrer em Luanda, Angola, sob o lema “A contribuição do turismo para a recuperação socioeconómica sustentável da CPLP no pós covid-19 – Desafios e oportunidades”. A ocasião serve igualmente para a passagem da presidência da reunião para o seu homólogo angolano.

O evento se realiza no quadro da realização da Capital da Cultura da CPLP – Luanda 2022, numa altura em que os países que compõem a comunidade pretendem relançar a economia e recuperar da crise pandémica que fustigou as suas economias, segundo nota do Governo de Cabo Verde.

Carlos Santos mostrou-se confiante em “uma grande jornada de promoção e desenvolvimento das relações de cooperação do setor do turismo no seio da comunidade”, agora sob a liderança de Filipe Silvino de Pina Zau.

Os dois ministros, segundo a mesma fonte, deverão manter um encontro de trabalho para, a nível bilateral, passar em revista as relações de cooperação entre ambos os países e analisar o Memorando de Entendimento no domínio do turismo, assinado entre os dois países, em Março de 2019, válido por um período de cinco anos.

Reuniões bilaterais

À margem da reunião, o ministro do Turismo e Transportes tem reuniões bilaterais com alguns dos ministros que estarão presentes no certame.

A XI Reunião dos Ministros do Turismo CPLP tem por objectivo a partilha de informação e troca de experiências com foco na contribuição do turismo para a recuperação socioeconómica sustentável da CPLP, bem como a avaliação do grau de execução do Plano de Ação da Reunião de Ministros do Turismo e a identificação de prioridades para a cooperação no sector do turismo no biénio 2022- 2024.

O encontro analisa a concertação política e diplomática sobre as potenciais atividades de cooperação da CPLP para reforço do setor do turismo nos Estados-Membros e a retoma das deliberações das Reuniões de Ministros do Turismo precedentes.

Esta reunião vem na sequência da última realizada em São Filipe, ilha do Fogo, em 2019.

PUB

PUB

PUB

To Top