PUB

Mundo

Irlanda do Norte: Sinn Féin à beira de vitória histórica

Imagem: Noticias de Coimbra

O Partido Republicano Sinn Féin nunca esteve tão próximo de ganhar Eleições como agora. A Irlanda do Norte vai a votos esta quinta-feira para renovar a Assembleia Local.

Em mais de um século – reporta pt.euronews.com -, o outrora “Braço Político” do IRA (Exército Republicano Irlandês) poderá dominar o Parlamento da Província, que faz parte do Reino Unido, e que tem poderes para legislar em Áreas como a Saúde, Educação ou a Justiça.

O Partido Unionista Democrático (DUP) lidera, tradicionalmente, o Executivo de partilha de Poder da Irlanda do Norte, instituído em 1998, depois de o Acordo de Sexta-feira Santa ter posto fim à Guerra no Território.

Os Unionistas derrubaram o Executivo, em Fevereiro deste ano, em Protesto contra o Protocolo pós-Brexit, que criou Protocolos Aduaneiros Adicionais entre a Província e o Resto do Reino Unido.

Com as Sondagens a darem a Vitória à Republicana Michelle O’Neill, o Líder Unionista Jeffrey Donaldson alertou para discórdia que poderá surgir, pois, o Sinn Féin defende a realização de um Referendo sobre a Reunificação da Ilha.

Caso o Sinn Féin vença, na quinta-feira, 5, o Primeiro-Ministro do Reino Unido, Boris Johnson, poderá ter de resolver uma grande dor de cabeça Constitucional.

PUB

PUB

PUB

To Top