PUB

Mundo

Queda de prestígio: Brasil fora do G7 pelo quarto ano seguido

Reunião envolve as Sete Maiores Economias do Mundo (G7) e traça Perspectivas para o Futuro Económico. Neste ano, Governo Alemão optou por chamar Países Africanos e Asiáticos. Sobre a ausência do Brasil,  especialistas alertam para a queda de prestígio daquele País Lusófono da América Latina,  no Cenário Internacional.

Brasil ficará de fora, pelo quarto ano consecutivo, da Reunião do G7 – avança o portal odia.com.br -, que envolve as Sete Maiores Economias do Globo e traz perspectivas para o Futuro Económico. A Decisão foi anunciada,  segunda-feira, 2, pelo Governo Alemão, Responsável pelo Encontro de 2022.
Para o Evento deste ano, Berlim optou por convidar Senegal, África do Sul, Índia e Indonésia.

O Convite à Índia chegou a ser dúvida, após o Governo Indiano não se manifestar aos Ataques Russos à Ucrânia. Aliás, o País ainda aumentou a sua Importação de Petróleo Russo, depois dos primeiros bombardeamentos.
É da praxe os Países-Sedes da Cúpula convidar Nações em Desenvolvimento para participarem nas Discussões Económicas Mundiais.

O Brasil participou, pela primeira vez, no Encontro do G7, em 2003, e manteve seu lugar nos anos seguintes.

Na Época, o País era visto com Potencial de Crescimento Económico Rápido, além de boas relações com Países Internacionais.

Lembrete

Em 2020, o Brtasil chegou a anunciar o Convite do ex-Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, para participar no Evento. Entretanto, a

Pandemia de COVID-19 e a derrota imposta ao Republicano nas Eleições provocaram o adiamento do Encontro.

Para especialistas, a falta de Convite ao Brasil deve-se à queda do Prestígio do Brasil no Cenário Internacional.

Desde 2019, quando Bolsonaro assumiu sua Cadeira no Palácio do Planalto, o País é alvo de críticas e troca de farpas com Governos Estrangeiros.

Há três anos, por exemplo, o Presidente da França, Emmanuel Macron, deixou de chamar Bolsonaro após Discussões Públicas sobre a Floresta Amazônica.

O governo Francês até cortou uma Verba destinada ao Brasil para a Manutenção da Floresta, após as Declarações de Jair Bolsonaro. Ainda no mesmo ano, Bolsonaro negou a Ajuda Financeira do próprio G7, para a Preservação da Amazônia.

Já no ano passado, o Governo Britânico convidou Índia, Coreia do Sul e Austrália para o Encontro do G7.

PUB

PUB

PUB

To Top