PUB

Mundo

Após suspensão de quatro anos: Consulado dos EUA em Cuba volta a emitir Vistos 

cancaonova

Actividade foi interrompida em 2017, depois que o ex-Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, acusou Cuba de Ataques Sónicos contra Funcionários da Instituição.

O Consulado dos EUA em Cuba começou a emitir vistos, a conta-gotas, nesta terça-feira, 3 – reporta odia.com.br -, após quatro anos de suspensão, por supostos Ataques Sónicos contra Funcionários da Sede Diplomática e num momento de Migração Massiva na Ilha, motivada pou uma das “piores Crises Económicas” em três Décadas.

A Reabertura do Consulado, de forma “limitada” e “gradual”, foi anunciada a 3 de Março passado, por Timothy Zúñiga-Brown, Encarregado de Negócios da Embaixada Norte-Americana, sem dar uma data precisa.

Histórico 

O Consulado fechou em Setembro de 2017, logo depois que o Governo do Republicano de Donald Trump (2017-2021) denunciou misteriosos incidentes, descritos como Ataques Sónicos, que teriam afectado a Saúde dos Diplomatas Americanos, o que Havana nega.

Desde então, os Cubanos viram-se obrigados a viajar a um Terceiro País, como Colômbia e Guiana, para solicitar o Visto para os Estados Unidos.

A Reabertura do Consulado em Havana ocorre após a retomada, em Abril, das Negociações sobre Migração entre Cuba e Estados Unidos, interrompidas desde 2018.

O Governo Cubano reivindica os 20 mil vistos anuais que Washington comprometeu-se a emitir.

PUB

PUB

PUB

To Top