PUB

Economia

Fogo: Monte Grande vai ter Festa do Queijo 

Monte Grande, uma localidade da zona sul do município de São Filipe, Fogo, vai acolher a Festa do Queijo de 24 a 29 de Maio.

Segundo Leão Lopes, a iniciativa promovida pelo Ateliê-Mar, em parceria com os criadores de Monte Grande e Câmara Municipal de São Filipe, pretende contribuir para  promover a comunidade de Monte Grande e animar os produtores de queijo locais.

O programa de “Monte Grande, ilha do Fogo, Festa do Queijo” prevê, naturalmente debates em torno da produção  do queijo, nomeadamente a tradição e inovação económica, mas também um intercâmbio entre criadores do Planalto Norte (Santo Antão) e de Monte Grande (Fogo), para além da realização do concurso “melhor queijo de Monte Grande”.

A Festa do Queijo vai ter actividades variadas como música, além da gastronomia local como vinho caseiro, cabrito com xerém, cufongo, uma espécie de pão feito de milho, papa com leite de cabra e muito queijo.

Tradição 

A iniciativa tem a finalidade de promover o queijo de Monte Grande e do Fogo, em especial o tradicional, estimular a produção e o empenho dos criadores e produtores de queijo a melhorar a qualidade e alargar o seu comércio.

Pretende-se, igualmente, despertar o interesse dos jovens pela produção do bom queijo do Fogo, através de uma oficina do queijo (workshop) a realizar durante a semana da Festa do Queijo e animar a comunidade de Monte Grande à volta da sua economia local, de referência que é o queijo.

A escolha de Monte Grande para a Festa do Queijo, deve-se ao facto de ser uma “comunidade coesa, com tradição no fabrico do queijo e com potencial de desenvolvimento endógeno”, referiu Leão Lopes.

Recorde-se que Monte Grande e as comunidades vizinhas de Lacacã e Miguel Gonçalves concentram um grande número de efectivo de gado caprino e com uma forte tradição no fabrico de queijo, dispondo inclusive de uma unidade semi-industrial de produção de queijo.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top