PUB

Política

Seca no Porto Novo: Damião Medina alerta para situação difícil dos criadores de gado

O deputado da Nação do MpD, pelo círculo de Santo Antão, Damião Medina apelou hoje ao Ministério da Agricultura e Ambiente para que faça “tudo ao seu alcance” para implementar os projectos de abastecimento de água para o gado, na parte baixa do Porto Novo, chamando atenção que não está fácil praticar a pecuária nas condições actuais. 

O parlamentar esteve ontem de visita aos criadores de gado e apelou a este ministério para “fazer tudo o que estiver ao seu alcance para que, logo na primeira oportunidade, os projetos entrem em funcionamento”.

Recorde-se que o Ministério da Agricultura e Ambiente prepara-se para lançar dois projectos, à volta de oito mil contos, na zona baixa do Porto Novo, para a ligação de água a currais, beneficiando 40 criadores na Ribeira de Tortolho, e construção de um reservatório na Ribeira Brava, para abastecer 30 pastores.

“Vai o nosso apelo para que se faça tudo o que estiver ao alcance para que, logo na primeira oportunidade, estes dois projectos entrem em funcionamento para a alegria e alívio dos criadores de gado”, avançou o parlamentar.

Conforme este deputado, que alertou para o “momento particularmente difícil” por que passa esta classe, em que a única viatura deste ministério está avariada, e, segundo disse, os criadores aguardam “com muita ansiedade a conclusão desses dois projetos”, que permitem disponibilizar água nos próprios locais onde se pratica a actividade pecuária.

Garantia

Damião Medina, que admitiu que “não é fácil praticar actividade pecuária nessas condições actuais”, marcada pela seca e outras crises, disse ter a garantia dos responsáveis do Ministério da Agricultura e Ambiente de que “esforços estão a ser feitos por forma a que o mais breve possível” seja implementado os investimentos.

O deputado exortou ainda a Câmara Municipal do Porto Novo a apoiar os criadores do transporte de água, tendo em conta os “preços muito elevados” praticados pelos privados, que ultrapassam a capacidade da classe.

Investimentos anunciados há dois anos que urgem

Já o representante dos criadores, Romeu Rodrigues, lembrou que em causa estão investimentos anunciados “há mais de dois anos” pelo Governo, que poderiam atenuar as dificuldades desta classe, tendo em conta, inclusive, que a única viatura auto tanque do Ministério da Agricultura e Ambiente está avariada.

Entretanto, o delegado deste ministério no Porto Novo, Joel Barros, contrapõe avançando que  “está tudo a postos” para o lançamento dos projectos que, caso não fossem as restrições criadas pela covid-19, já estariam implementados.

Essa fonte disse que são projectos que vão melhorar o fornecimento de água a cerca de 70 criadores de gado que se concentram na parte baixa do município do Porto Novo, onde existe “um significativo efectivo pecuário”

c/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top