PUB

Talento

Geremias Furtado – o mais jovem presidente que a AJOC já teve

Geremias Furtado, 32 anos, é o mais jovem jornalista a assumir a presidência da Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde – AJOC, cargo que ocupa desde Maio de 2021.

 Furtado encara o cargo com responsabilidade, e, sobretudo, com humildade, para, segundo disse, aprender com os mais experientes, num papel de relevância crucial para os profissionais da comunicação social.

“Fui eleito presidente da AJOC precisamente no dia em que completei 31 anos, mas já estava na direcção, como vice-presidente, ao lado de Carlos Santos. Aceitei o desafio com muita humildade, porque há muitos assuntos que às vezes ainda me ultrapassam, mas, ainda bem, conto com o apoio de um grande número de colegas, que estão sempre disponíveis a colaborar comigo e com a direção da AJOC”, sublinhou.

Furtado acredita que a equipa que lidera tem estado a fazer um bom trabalho, a ouvir pessoas mais experientes, mas também a ser um pouco ousada, ao apresentar iniciativas que antes “ninguém tinha coragem de apresentar”.

No dia em que se celebra a liberdade de imprensa, em que também se conheceu o ranking de liberdade de imprensa dos Repórteres Sem Fronteiras, a apontar uma perda de nove posições para Cabo Verde, Geremias Furtado reconhece o agravar das suas responsabilidades, no sentido de ajudar na busca de soluções para melhorar a performance de Cabo Verde no que concerne à liberdade de imprensa.

“Agora vou me reunir com os membros da direcção, para traçar novas políticas e vermos quais as armas que vamos utilizar para reverter essa tendência”, garantiu.

PUB

PUB

PUB

To Top