PUB

Ambiente

Praia: Descarga feita no mar junto à ETAR no Palmarejo Baixo está a intrigar população

Uma descarga feita hoje, junto à ETAR, da cidade da Praia, no Palmarejo Baixo, e que deixou o mar com uma mancha branca, e cheiro a produtos químicos no ar, está a intrigar transeuntes e automobilistas que têm passado naquela zona e que sentiram um cheiro estranho no ar. 

Conforme se pode constatar pelas fotos, e vídeo, colhidos no local, por volta das 12h45, a descarga, cujo conteúdo ainda não conseguimos apurar, nem quem fez a referida descarga no mar, deixou toda aquela zona com uma enorme mancha branca. 

Automobilistas e transeuntes que passaram no local contactaram o A NAÇÃO para dar conta do sucedido e alertar para o cheiro a “químicos” que se fazia sentir no local, além da mancha evidente no mar.

ADS não sabe do que se trata 

A NAÇÃO conseguiu chegar à fala com Maria Alice, responsável de saneamento das Águas de Santiago (ADS), entidade que gere a ETAR da Praia, via telefone, que disse não ter para já conhecimento de nada, uma vez que esteve em trabalho no interior, avançando, contudo, que a ETAR só trata águas residuais domésticas.

Contudo, disse que ia se inteirar e averiguar o que terá  acontecido.

Contatamos também o Instituto Marítimo Portuário (IMP),  via telefone, mas foi-nos dito que era hora de almoço e que não está lá nenhum responsável para dar as informações de momento.

Também contactada a Pró-Praia, o presidente José Jorge de Pina, disse ainda não saber de nada, mas avançou que se há uma descarga dessas, que deixou uma mancha branca no mar, é preciso que as autoridades competentes averiguem, “imediatamente”, o “que aconteceu” e “se tem impacto negativo, ou não,” para o ecossistema marinho e para a saúde pública, tendo em conta o facto de ficar junto à Praia de Quebra Canela, frequentada diariamente por pessoas.

Esse responsável insta inclusive a Câmara da Praia, o Ministério do Ambiente e o próprio IMP a agirem para averiguar o que aconteceu e respectivos impactos para eventuais medidas necessárias. 

A NAÇÃO vai continuar a investigar o caso e poderá trazer novas informações assim que possível.

PUB

PUB

PUB

To Top