PUB

Ambiente

Praia: Moradores de Cidadela incomodados com fumo da queima de lixo

Os moradores da zona da Cidadela, cidade da Praia, dizem-se incomodados com o fumo intenso derivado de queima de lixo, dentro da vala que vai em direção à UNICV, a caminho de Cidade Velha. Sem o conhecimento do ocorrido a CMP diz que vai averiguar para as devidas responsabilizações. 

Os moradores da zona de Cidadela, cidade da Praia, dizem-se incomodados com o fumo intenso derivado da queima de lixo dentro da vala que vai em direção à UNICV, a caminho de Cidade Velha, uma prática que vem arrastando há mais de um ano.

“Há mais de ano que estamos nesta situação. Falamos com os piquetes da CMP, Polícia e Bombeiros mas sem sucesso e o problema continua”, avançou uma moradora, acrescentando que “é algo que acontece periodicamente e durante toda a madrugada”, uma situação que se repetiu na noite desta segunda-feira,2 de maio.

“Esta noite voltou a acontecer durante toda a madrugada. Mesmo com as janelas todas fechadas sentimos o forte cheiro de fumo. Trata-se de uma grande quantidade de fumo que dentro de casa tudo fica a cheirar a fumo por dias”, afirmou a mesma fonte.

Atentado à saúde 

Segundo a mesma, em representação dos moradores, esta situação “impede-nos de dormir, gerando mal-estar, indisposição e enjoo por estarmos a inalar fumo dentro de casa, com frequência”.

Assim, pedem aos responsáveis e aquém de direito, a resolução do problema que “está a ter um forte impacto na nossa saúde”.

CMP promete averiguar a situação

Contactada pelo A NAÇÃO, a responsável do Saneamento na Câmara Municipal da Praia, Neusa Brito, garantiu que esta prática não tem nenhuma ligação com a autarquia praiense que já eliminou toda a prática de queima de lixo, tanto nas ribeiras como nas encostas. 

No entanto, garantiram que iam averiguar o sucedido.

“Já não fazemos queima de lixo em nenhum lugar e esta prática, agora denunciada, não é sequer do nosso conhecimento. No entanto, vamos passar lá para saber o que está a acontecer”, garante Neusa Brito.

Enquanto isso, os moradores desesperam sem saber data, nem hora, da próxima queima, que mais uma vez irá colocar a sua saúde e descanso em risco.

PUB

PUB

PUB

To Top