PUB

Cultura

SCM lamenta desaparecimento físico de Titina Rodrigues

A Sociedade Cabo-verdiana de Música lamentou, esta sexta-feira, o desaparecimento físico da artista Titina Rodrigues, considerada uma “intérprete célebre” da música tradicional cabo-verdiana, especialmente da morna e coladeira.

Titina Rodrigues, conforme a SCM, foi uma cantora referência de Cabo Verde, em Cabo Verde e na diáspora, principalmente em Portugal, país onde residiu por muitos anos da sua vida e onde aconteceu o seu desaparecimento físico.

“Elevou a nossa cultura e deu um contributo fundamental para a divulgação da morna, elevando a música tradicional cabo-verdiana a outro patamar”, sublinhou.

“É com imensas saudades que a família musical cabo-verdiana, residente no país e na diáspora, hoje se despede, com o coração partido e os olhos cheios de lágrimas, da grande e potente Voz, da Senhora da Morna, Titita Rodrigues, que levou ao palco a mensagem de muitos autores e compositores cabo-verdianos, principalmente, dos autores da nossa Morna, que hoje é Património do Mundo”, acrescentou a mesma fonte.

Albertina Alice dos Santos Rodrigues Oliveira de Almeida de nome artístico, Titina Rodrigues, nasceu em 27 de novembro de 1947, em Mindelo, São Vicente e faleceu aos 85 anos, hoje, 6 de Maio de 2022 em Lisboa.

PUB

PUB

PUB

To Top