PUB

Sociedade

47% dos cabo-verdianos estão fora do Sistema de Segurança Social 

A Presidente do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) afirmou hoje, segunda-feira,9, que 47% dos cabo-verdianos estão fora do Sistema de Segurança Social, sublinhando que um dos maiores desafios da instituição tem sido fazer com que todos os trabalhadores, formais e informais, estejam inscritos no sistema.

“Até agora, Cabo Verde já atingiu 53 % dos inscritos na Segurança Social, o que significa que temos 47% ainda por integrar a segurança social. O nosso desafio é atingir este grupo, que vai ao encontro daquilo que a Organização Internacional do Trabalho defende”, avançou Orlanda Ferreira à RCV.

Segundo a mesma, a elevada abrangência dos trabalhadores inscritos na segurança social fortalece o país em tempos de crise, pelo que o INPS vai continuar a sensibilizar os trabalhadores a fazerem parte desse sistema.

Novo balcão do INPS em Paul

A presidente do INPS fez esta declaração à RCV à margem da sua visita à ilha de Santo Antão, neste dia em que abriram um novo balcão de atendimento no concelho do Paul, precisamente para estender a segurança social aos profissionais que se encontram no sector informal, nomeadamente os agricultores, pescadores e demais profissionais do meio rural.

A partir desta segunda-feira, 9, estes trabalhadores, mais de 895 inscritos, vão poder ter acesso aos serviços de Segurança Social no município do Paul.

Assinalar o Dia Mundial da Segurança Social

Para além de aproximar o INPS destes potenciais beneficiários, a inauguração do novo balcão em Paul é também para assinalar o Dia Mundial da Segurança Social que se assinala a cada 8 do mês de Maio.

“Quisemos também fazer coincidir a abertura deste balcão com o Dia Mundial da Segurança Social, aqui, no Paul”,  disse.

Segundo a mesma, neste concelho há, aproximadamente, 895 segurados inscritos, “o que significa que, estrategicamente, precisamos estar mais próximos deles para responder aos seus desejos, assim como temos objectivo de estender mais o sector de Segurança Social para o sector informal, nomeadamente, pescadores, agricultores e todos aqueles que estão no sector económico”, avançou Ferreira.

As celebrações do Dia Mundial de Segurança Social sob o lema “o Futuro do INPS para os próximos três anos” termina com o encontro entre os colaboradores no próximo dia 14 deste mês.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top