PUB

Política

JPAI acusa Governo de descaso na gestão das infraestruturas desportivas 

O presidente da Juventude do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (JPAI), Fidel Cardoso de Pina, acusa o Governo de descaso e desleixo na gestão das infraestruturas desportivas do país. A interdição do estádio Adérito Sena e do Estádio Nacional pela CAF são apontados como exemplos concretos pelo JPAI.

Esses factos, segundo o líder da JPAI, testemunham um “grande retrocesso” em matéria de políticas para o desporto cabo-verdiano, conforme atestou hoje em conferência de imprensa na Praia.

No entanto, disse estranhar o facto de só agora o Governo, “que sabia da situação há dois anos”, decide, por ajuste directo, realizar as obras de substituição do relvado e de colocação de equipamentos no Estádio Nacional.

“Esta atitude leva-nos a questionar se há uma estratégia do Governo para beneficiar grupos bem identificados”, observou Fidel Cardoso de Pina, perguntando qual é a empresa a ser beneficiada com o ajuste directo.

Intransparência

“Novamente assistimos a um processo de total intransparência, quando poderia ter lançado um concurso público há cerca de dois anos para o efeito”, notou o dirigente do PAICV, precisando que desde Fevereiro de 2020, o Governo tinha conhecimento dos problemas do Estádio Nacional.

Em relação ao Estádio Adérito Sena, referiu salvo o relvado, esta infra-estrutura desportiva no seu todo não cumpria com todos os requisitos exigidos pela CAF.

“Mas como se encontrava em obras, o Governo prometeu cumprir com os mesmos, e, por esta razão, houve anuência das autoridades competentes, que acreditaram na nossa boa fé”, esclareceu.

Setembro?

Entretanto, Fidel Cardoso de Pina disse duvidar se, em Setembro, para os jogos da terceira jornada de apuramento para o CAN’2023, o Estádio Nacional estará com a certificação.

“É de lamentar está gestão amadora do nosso desporto, que afecta negativamente a confiança dos atletas dos desportistas, dos investidores e de toda a comunicação desportiva”, concluiu.

Vale lembrar que o Estádio Adérito Sena, em São Vicente, foi interditado pela CAF para jogos internacionais, obrigando os tubarões azuis a jogar fora de casa, para o apuramento do CAN,2023, já que o Estádio Nacional também encontra-se interditado.

PUB

PUB

PUB

To Top