PUB

Ambiente

Preparação da época da desova de tartarugas: Projecto Vitó avança com campanha de limpeza no Fogo

O projecto Vitó, na ilha do Fogo, iniciou hoje uma mega campanha de limpeza das praias da ilha, com vista à preparação da época de desova das tartarugas. 

A iniciativa arranca hoje nas praias de São Filipe, mas será estendida a outros municípios e aos Ilhéus Rombos, garante Carla Lopes,  coordenadora do projecto de conservação das tartarugas marinhas na ilha do Fogo.

“Elaboramos um cronograma de limpeza das praias que inicia, hoje, nas praias de São Filipe, mas o objectivo é continuar nos outros municípios, e no dia 21 de Maio será nas praias do município dos Mosteiros, no dia 28 nas praias do município de Santa Catarina do Fogo e no dia 05 de Junho, Dia Mundial do Ambiente, e para fechar a campanha, na praia de Salinas, zona norte de São Filipe”, explicou.

Engajamento 

A iniciativa inclui parceiros locais, como membros do conselho local da Cruz Vermelha, Polícia Nacional, Serviço de Saneamento da câmara de São Filipe e de várias outras instituições, públicas e privadas.

Esta manhã, os voluntários no terreno, em São Filipe, foram divididos em três grupos, com mais de 20 pessoas cada, distribuídos pelas praias de Nossa Senhora da Encarnação, Fonte Vila e Marmulano, nas proximidades do porto de Vale dos Cavaleiros.

Uma das praias contempladas com a campanha de limpeza, a de Fonte Vila, integra a lista das praias “mais fantásticas de África” da Flight Network (colectivo de agentes e publicações ligadas ao turismo), ocupando a 28ª posição.

No ano passado, a associação registou o maior número de ninhos e de rastos de tartarugas nas praias da ilha do Fogo e do Ilhéu de Cima (Ilhéus Rombos).

Os dados estatísticos contabilizaram um total de 2.649 ninhos e igual número de rastos e no Ilhéu de Cima 6.835 ninhos e 16.124. Em conjunto foram registados cerca de 9.500 ninhos e cerca de 19 mil rastos de tartarugas.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top