PUB

Santiago

Praia: Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Agostinho Neto inaugurada hoje

O Hospital Central da Praia, Agostinho Neto, conta a partir desta segunda-feira,16, com uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), para maior acompanhamento e vigilância de doentes em estado crítico. O acto de inauguração, a ser presidido pelo Primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva está previsto para as 10 horas.

Conforme nota de imprensa, a nova Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Agostinho Neto (HAN) está totalmente equipada com materiais, equipamentos e tecnologias necessárias, com capacidade para 10 camas, sendo 6 para cuidados intensivos e 4 para cuidados intermédios, adaptados à realidade nacional.

Segundo a mesma fonte, espera-se com esta UCI, disponibilizar aos doentes críticos melhores condições técnicas, tecnológicas e humanas de cuidados e qualidade de assistência, reduzir os óbitos, implementar novas valências médicas e cirurgias no país.

Isto, além de contribuir para redução da evacuação de doentes para estrangeiro e reforçar a segurança sanitária, projectando a imagem de Cabo Verde na arena internacional e abrindo caminhos ao turismo de saúde.

Maior aposta na Saúde

Trata-se de uma aposta do Governo para a melhoria dos cuidados no sector da Saúde enquadrado no projecto Plano de Desenvolvimento Sanitário dos Hospitais Centrais 2017-21.

Avaliado em mais de 100 mil contos, a UCI no HAN começou a ser implementada em Abril de 2021, tendo como parceiros do Governo, o Fundo Global, CCS-SIDA, OMS, Embaixada de Portugal em Cabo Verde e Cooperação Chinesa.

A sua instalação no maior hospital do país, tem como missão “proporcionar o bem-estar à população, prestando cuidados de saúde especializados com eficiência e qualidade, bem como apoio técnico a outros hospitais e centros de saúde do país, devendo actuar como centro de referência para a prestação de cuidados diferenciados no país”.

O acto de inauguração da Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Agostinho Neto está marcado para às 10 horas desta segunda-feira,16, presidido pelo Primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva.

PUB

PUB

PUB

To Top