PUB

Ambiente

Fogo: Incêndio de Ponta Verde 90% controlado 

Já está controlado o incêndio, de grande proporção, que deflagrou na manhã de terça-feira, 17, em Ponta Verde, Fogo. A previsão é para a sua extinção até ao meio-dia com o reforço de meios provenientes da Cidade da Praia. 

João José Canuto, vereador do Ambiente da Câmara de São Filipe, avançou à Inforpress que os bombeiros e agentes da Protecção Civil tinham a situação controlada e não havia nenhuma frente activa. Existindo, ainda, contudo, focos de fumarolas que vão sendo avaliados para evitar o seu reacendimento.

“Neste momento a situação está a 90 por cento (%) controlada, não há vento e com a chegada da equipa de bombeiros e militares da Praia a previsão é para ter a situação totalmente controlada até meio-dia”, explicou João José Canto, por volta das 07h30. 

Reforço da Praia 

De notar que ontem a câmara de São Filipe solicitou apoio governamental para reforço de operacionais no combate às chamas.

Inclusive, uma equipa constituída por um grupo de dez bombeiros e 30 militares que já chegaram à ilha do Fogo para o efeito,  foi alojada na localidade de Almada. Esse contingente vai apoiar as equipas locais e populares no rescaldo do incêndio. 

Recorde-se que o incêndio deflagrou por volta das 07h30 horas de terça-feira, 17, por descuido de um agricultor que fazia limpeza do seu campo, no quadro da preparação para o novo ano agrícola na zona de Fontinha, parte alta de Ponta Verde.

Devido à acção do vento o foco propagou-se para zonas vizinhas de Roqueira, Monte Vaca, Galinheiro e Ilhéu de Contenda, destruindo grande parte de terrenos agrícolas e árvores de frutas, nomeadamente mangueiras. 

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top