PUB

Mundo

“Retaliação”: Rússia expulsa cinco funcionários da Embaixada Portuguesa em Moscovo 

A Rússia expulsou cinco funcionários da Embaixada de Portugal em Moscovo. Governo de Lisboa repudia e fala em “retaliação”.

“A embaixadora de Portugal em Moscovo foi esta manhã chamada ao Ministério dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa, tendo sido informada da expulsão de cinco funcionários da Embaixada, que terão de abandonar a Rússia no prazo de 14 dias”, informa o Ministério dos Negócios Estrangeiros, esta quinta-feira, 19, em Comunicado citado pelo portal jn.pt.

O Governo Português “repudia” esta Decisão e acrescenta que “não tem qualquer justificação que não seja a simples retaliação”.

“Ao contrário dos Funcionários Russos expulsos de Portugal, estes funcionários nacionais levavam a cabo actividades estritamente Diplomáticas”, conclui a Nota do Ministério, tutelado por João Gomes Cravinho.

No passado dia 5 de Abril, Portugal anunciou a expulsão de dez Funcionários da Missão Diplomática da Embaixada Russa em Lisboa (a Capital de Portugal), justificando que as “actividades” daqueles Funcionários são “contrárias à Segurança Nacional”.

Nos últimos dias, o Kremlin anunciou a expulsão de dezenas de Diplomatas de Itália, França e Espanha, no âmbito das Sanções Impostas à Rússia, devido à Guerra na Ucrânia, deflagrada a 24 de Fevereiro.

PUB

PUB

PUB

To Top