PUB

Ambiente

Voluntariado: Mulheres criam grupo para limpar bairros de Porto Novo

Um grupo de mulheres com preocupação ambiental está a fazer a diferença no Porto Novo, Santo Antão. Criaram a menos de três meses o projecto “Solidárias do Meio Ambiente” para limpar, voluntariamente, os bairros do município. São na sua maioria desempregadas e chefes de famílias que, mesmo em meio a dificuldades, se preocupam com o ambiente. 

É aos domingos que um grupo de sete mulheres e recentemente dois homens têm promovido campanhas de limpeza pela cidade do Porto Novo. Depois de percorrerem algumas praias, os solidários do meu ambiente centraram-se nos bairros como Chã de Viúva, onde as acções decorrem.  

A iniciativa, criada há cerca de três meses, pretende percorrer outras zonas da cidade e mobilizar mais pessoas para o grupo na luta por um ambiente agradável e uma cidade limpa. 

“Queremos percorrer várias zonas da cidade, mas gostaríamos de ter apoio de mais jovens do município nesta campanha por uma cidade limpa. É algo que fazemos voluntariamente, sem esperar nada em troca, e pelo bem do ambiente”, explica ao A NAÇÃO Luizete Dias, 31 anos, idealizadora da iniciativa.

Sensibilização

A tarefa deste grupo passa também pela sensibilização da população e no trabalho da consciência ambiental dos portonovenses. “Infelizmente ainda há pessoas que deitam o lixo nas ruas e nas ribeiras e sabemos que todos os dias há este amontoado de lixo. Temos de trabalhar também a consciência das pessoas em colocar o lixo nos contentores”, aponta.

Apesar de algum apoio da Câmara Municipal com materiais de protecção, o grupo tem actuado de forma limitada, como faz saber Luizete, com falta de materiais como sacos de lixo, desinfetantes, luvas, mas também rodo e serras, pelo que pedem a colaboração da população e de instituições do município. 

Desempregadas 

A maioria das mulheres pertencentes ao grupo está desempregada e mesmo em meio a dificuldades do dia-a-dia têm pensado no bem-estar das pessoas e promovido o voluntariado. É o caso de Jaéria Fortes, 34 anos, que, apesar de limitada devido a problemas no coração, não hesita em dar o seu contributo. 

“Tenho dois filhos, um com problema de saúde, mas não é um impedimento para praticar o voluntariado e dedicar parte do meu domingo neste projeto. Quero incentivar as pessoas e ajudar a manter uma cidade limpa”, diz à nossa reportagem. 

Por sua vez, Luizete Dias, também mãe de dois filhos, tem trabalhado por conta própria como manicure. No domingo, deixa as unhas de lado para “melhorar o futuro dos filhos”. “Para que nossos filhos e netos encontrem um ambiente agradável temos de atuar hoje. Não queremos pessoas doentes devido à poluição”, diz a voluntária. 

O grupo “Solidárias do Meio Ambiente” já pensa, futuramente, em reciclar o lixo que recolhe, caso as condições sejam criadas. Mas, além de ações ambientais, este grupo de mulheres e homens ambiciona explorar outras áreas sociais, nomeadamente no trabalho com idosos da cidade. 

São acções que este grupo diz preparar sem intencionar receber nada em troca e espera que novos voluntários adiram à iniciativa a bem do ambiente e de outras causas que merecem atenção no Porto Novo. 

Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 768, de 19 de Maio de 2022

PUB

PUB

PUB

To Top