PUB

Santiago

Achada Grande Trás: ACRIDES forma jovens no projecto da Procultura

A Associação de Crianças Desfavorecidas (Acrides) encerrou, este sábado, mais uma acçao de capacitação, ministrada a 14 jovens do bairro de Marrocos, em Achada Grande Trás, através do projecto “Turismo Cultural Inclusivo e Diversidade” financiado pela Procultura.

O objetivo desta formação, segundo contou à Inforpress, a coordenadora do projecto, Liana Moreira, é promover a cultura, elevando-a a outros patamares, nomeadamente no que respeita ao turismo local, nos seus próprios bairros.

A responsável informou que esta segunda fase de formação contemplou 14 jovens, sendo que na primeira foram beneficiados 26 jovens desta mesma localidade.

“Com esta formação pretendemos trabalhar dentro da comunidade, no sentido de vir a promover mais actividades culturais e promover o emprego jovem, porque sabemos que estamos numa situação complicada”, afirmou.

Por seu lado, o responsável da Associação para o Desenvolvimento de Marrocos (ADM), José Carlos Gonçalves, agradeceu a iniciativa da Acrides e da Procultutra por escolherem uma comunidade que carece de projectos deste género.

“Esperamos que os nossos formandos tenham a oportunidade para o bom aproveitamento desta formação, de modo que os conhecimentos adquiridos não fiquem guardados nas gavetas”, salientou.

Aproveitou a ocasião para apelar ao apoio de mais parceiros para ajudar este bairro, porque, ajuntou, “se juntarmos as mãos teremos mais força e os nossos objectivos chegarão mais perto de onde se pretende chegar, e levaremos o nosso Cabo Verde cada vez mais para cima”.

O vice-presidente da Associação dos ex-reclusos (Hoturumu), Edmilson Silva, enquanto parceiro desta iniciativa, classificou esta acção de capacitação como excelente, ou seja, algo que a seu ver deve ser realizado mais vezes, como forma de apoiar muitos jovens que nos respectivos bairros da capital precisam deste tipo de projecto.

“Em Achada Grande Trás, os jovens estão a precisar de mais parcerias, mais projectos, porque temos jovens que entram na criminalidade para ocupar o seu tempo, por falta de oportunidades”, disse, acrescentando que a criminalidade só está a aumentar porque a pobreza também está a aumentar.

Segundo este responsável, a Associação Hoturumu tem um projecto que conta com o apoio da Câmara Municipal da Praia, que prevê iniciar brevemente, e que irá focar sobretudo na formação de ex-reclusos, para os integrar na sociedade e capacitá-los para o mercado de trabalho.

Formandos satisfeitos

Por sua vez, a jovem formanda Vanderlita Rosa Moreno reforçou a importância desta formação promovida dentro deste bairro, afirmando que vai trazer novas oportunidades pelos conhecimentos adquiridos.

“Agora capacitados sentimos auto-confianca, porque com esta formação podemos agarrar qualquer oportunidade que aparecer na área de turismo cultural, inclusivo e diversidade, pelo que agradecemos os promotores por esta formação gratuita, tendo em conta que se fosse para pagar muito de nós não teríamos condições financeiras para suportar os custos”, precisou.

A Procultura é uma acção do Programa PALOP-TL e UE, financiada pela União Europeia, co-financiada e gerida pelo Camões, IP, contando com o co-financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian. Tem por objetivo a promoção do emprego nas actividades geradoras de rendimento no sector cultural nos PALOP e Timor Leste.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top