PUB

Política

Vice-primeiro-ministro participa nas reuniões anuais do BAD em Acra

O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, vai participar na 57ª reunião anual do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), que terá lugar na capital do Gana, Acra, de 23 a 27 deste mês.

A notícia é avançada pelo Governo em comunicado, adiantando que durante o evento, o também ministro do Fomento Empresarial, e da Economia Digital, participara das reuniões estatutárias do Grupo, nomeadamente, do Conselho dos Governantes, e do Comitê Director Misto, para além de outros eventos.

Segundo a mesma fonte, a edição deste ano, que terá um formato híbrido, marca o regresso às sessões presenciais pós pandemia da Covid 19, e terá como tema central “Alcançar a Resiliência Climática e uma Transição Energética Justa para África”.

Segundo o comunicado, os líderes africanos terão a oportunidade de discutir a natureza do apoio que precisam dos parceiros globais de desenvolvimento, bem como o custo estimado de construir resiliência e uma transição energética justa para as suas economias.

“O tema deste ano alinha-se com os preparativos para a cimeira global das Nações Unidas sobre o clima (COP27), programada para Sharm El Sheikh, no Egipto, em Novembro de 2022, devendo destacar a necessidade da África em aumentar o investimento em outras formas de financiamento para acelerar os esforços de adaptação ao clima”, avançou a fonte.

Em Acra, entre outras importantes actividades, o vice-primeiro ministro deverá participar também na 48 Reunião Anual do Conselho de Governação do Fundo Africano para o Desenvolvimento (FAD), o braço concessional do Grupo BAD.

No certame, os governantes que representam os 54 países africanos e 27 países membros não regionais da instituição devem ainda manter um diálogo de alto nível com o presidente do Banco Africano de Desenvolvimento, Akinwumi A. Adesina, e a sua equipa de gestão.

“O evento de 2022 constituirá também uma oportunidade para fazer um balanço da resposta do continente à pandemia da Covid 19 e debater como aumentar a vacinação contra a pandemia, os impactos da guerra na economia do continente e a crescente ameaça colocada pelas alterações climáticas”, lê-se na nota.

Nesta deslocação, Olavo Correia far-se-á acompanhar por uma delegação que integra a secretária do Estado e do Fomento Empresarial e administradora suplente do BAD, Adalgisa Vaz, o governador do Banco de Cabo Verde, Óscar Santos, o director nacional do Planeamento, Gilson Pina.

Também o coordenador da Unidade de Gestão dos Projectos Especiais (UGPE), Nuno Gomes, e uma técnica especialista do Serviço de Mobilização de Recursos da DNP, Albertina Costa, fazem parte da equipa que vai acompanhar o vice-primeiro-ministro nesta missão.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top