PUB

Sociedade

Dia de África assinalado com diversas actividades culturais no país

Hoje celebra-se o Dia de África. A data que simboliza o desejo de um continente mais unido, organizado, desenvolvido e livre está a ser assinalado em Cabo Verde, com diversas actividades a nível dos concelhos.

Palestras, desfiles de moda, gastronomia africana, música, dança e poesia são algumas actividades realizadas em Cabo Verde para comemorar o Dia da África assinalado esta quarta-feira, 25.

Na cidade da Praia, a autarquia tem agendado para às 16 horas uma cerimónia sob o lema “Praia uma das capitais de África”. 

O evento, a ser presidido pelo autarca, Francisco Carvalho conta com momentos de declamação de poesia do grupo “Fidjus da Diáspora”. O mesmo tem como convidados o presidente da Plataforma das Comunidades Africanos em Cabo Verde, José Viana Ramos, e a Deputada Nacional do Círculo da África, Gisele Lopes de Almeida.

Ainda na Praia, a Universidade de Cabo Verde acolheu esta manhã, um painel de debate sobre ” O Papel da Mulher no Desenvolvimento da Sociedade Africana” e à noite, por volta das 17h30, a companhia de teatro “Fladu Fla” apresenta o espetáculo “Contos d África”, uma peça de teatro cuja dramaturgia resulta de uma coletânea de Contos Tradicionais da CPLP, numa perspetiva de resgate do património imaterial.

Em Santa Catarina as comemorações do Dia de África arrancaram na segunda-feira,23, com uma Feira de Artesanato e Gastronomia Africana. 

Além destes há a demonstração deMúsica Tradicional, Dança e Poesia Africana e um desfile de moda.

Debates

Para hoje, está previsto um debate sobre “A Liderança Africana e os Desafios do Futuro”, com os professores Maria da Silva, Paulino do Canto e Saidu Bangura, no Centro Cultural Norberto Tavares, a partir das 16 horas.

Também a assinalar a efeméride, o município do Tarrafal de Santiago, acolhe, a partir desta quarta-feira, 25, um conjunto de actividades culturais,em parceria com a República do Congo, do Senegal, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, e com o apoio das embaixadas do Congo (em Dakar)e de Senegal (na Praia).

Será uma semana de intercâmbio e enriquecimento cultural, para “celebrar a diversidade e a riqueza” do continente, através das artes plásticas, da música, dança, cinema, moda, gastronomia e tradições.

Fora de Santiago

Fora da ilha de Santiago, a Câmara Municipal da Boa Vista tem em andamento, desde o passado dia 22, uma feira de artesanato das diversas associações e comunidades africanas residentes na ilha para comemorar o dia de África.  

A ideia é, segundo a organização, “fazer com que a comunidade africana na ilha da Boa Vista se sinta integrada e parte da sociedade”.

Por sua vez, a a Associação de Educação e Cultura “Bonbarderu” da ilha do Maio realiza, hoje, a primeira edição de comemoração do Dia de África, também com diversas actividades culturais.

A partir das 18h há música, dança, roda de conversas, gastronomia Africana entre outras, na praça do Porto Inglês.

Efeméride

O Dia da África comemora-se anualmente a 25 de maio, pela criação da Organização de Unidade Africana (OUA) na Etiópia, em 1963, com o objetivo de defender e emancipar o continente africano.

Em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 25 de maio como o Dia da África ou o Dia da Libertação da África.

Este dia recorda a luta pela independência do continente africano, contra a colonização europeia e contra o regime do Apartheid, assim como simboliza o desejo de um continente mais unido, organizado, desenvolvido e livre.

A data é celebrada em vários países de África e pelos africanos ao redor do mundo, com diversas actividades culturais em que Cabo Verde não foge à regra sendo “um pedacinho” deste continente.

PUB

PUB

PUB

To Top