PUB

Cultura

Santa Catarina: Hans-Peter (Lonha) Heilmair lança novo livro sobre situação linguística de Cabo Verde

A Universidade de Santiago, Campus da Bolanha, Assomada, Santa Catarina, acolhe, na quinta-feira, 26, o lançamento da obra “Crioulo e Português em Cabo Verde – Um repto entre diluição e afirmação”, do investigador Hans-Peter (Lonha) Heilmair.

A apresentação da obra, sob a chancela da Rosa de Porcelana Editora, estará a cargo de Maria Augusta Évora e está marcada para as 16 horas.

Segundo nota de imprensa chegada à nossa redação, “Crioulo e Português em Cabo Verde – Um repto entre diluição e afirmação” aborda a situação linguística de Cabo Verde, fazendo referência à dignificação das suas línguas, as atitudes das suas gentes e a importância.

Além da literatura, esta obra faz ainda referência à música e outras vertentes culturais, nomeadamente da Educação para o “apetrechamento” linguístico das sucessivas gerações.

O objectivo é tornar mais nítidos os contrastes e permitir comparações, e “alguns olhares para outras situações delicadas em termos linguísticos”

Após o lançamento no dia 26 de maio, em Santa Catarina, “Crioulo e Português em Cabo Verde – Um repto entre diluição e afirmação” vai ser apresentado pela linguista Karina Moreira, no dia 31 deste mês, às 16h30, no Campus da Uni-CV, Parmarejo Grande, Praia.

Sobre o autor

Hans-Peter (Lonha) Heilmair nasceu em Stuttgart (Alemanha) em 1957. Em Lisboa estudou Românicas em Freiburg im Breisgau e Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa.

Com doutoramento sobre literatura cabo-verdiana em Freiburg, deu aulas em universidades e escolas superiores da Alemanha, Suíça, Portugal e Cabo Verde.

Professor de Crioulo de Cabo Verde na Associação Cabo-verdeana de Lisboa, conta com várias investigações publicadas sobre a situação linguística de Cabo Verde. Ainda na literatura, este autor assina poesia como João Lopes de Alcântara.

PUB

PUB

PUB

To Top