PUB

Santiago

Polémica Fil G: ICIEG repudia comportamento do artista e pede um “basta” a atitudes semelhantes

Na sequência de um vídeo publicado pelo cantor Fil G, que apresenta uma menina de 17 anos, como companheira, expressando o seu controlo sobre a mesma, assente no poder económico, o Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade do Género (ICIEG) emitiu uma nota de repúdio contra o comportamento do artista. 

Esse instituto condena a “exposição” da imagem da menor de idade, “com manifestações públicas de carácter sexual”.

 “O ICIEG vem por este meio condenar firme e publicamente os vídeos que circulam nas redes sociais em que um auto-denominado artista cabo-verdiano apresenta aquela que considera sua esposa, uma rapariga de 17 anos, expressando o seu controlo sobre a mesma, assente no poder económico e expondo a sua imagem, com manifestações públicas de carácter sexual”, diz a nota.

O ICIEG lamentou o facto de que “a sociedade cabo-verdiana tem normalizado as relações entre homens mais velhos e raparigas menores”, observando que “muitas vezes” isto acontece com o aval da família.

Aval esse sob a justificativa da ajuda económica que esses indivíduos prestam, “aceitando aquilo que não é nada mais do que abuso e exploração sexual”.

Diante da situação esta entidade entende que “cabe a cada um de nós combater estas práticas, dizendo um basta, tomando todas as medidas legais que estiverem ao nosso alcance, mas também condenando pública e socialmente os indivíduos que se comportam desta maneira”.

Polémica

Recorde-se que nos últimos dias, Fil G, que vive nos Estado Unidos da América, tem feito várias publicações nas redes sociais mostrando a suposta companheira, uma rapariga de 17 anos, que supostamente “arranjou” nas suas férias, na ilha do Fogo.

Em um dos vídeos, o artista aparece alimentando a jovem num dos restaurantes da cidade da Praia, onde estão hospedados, e afirmando que ele é quem manda.

Detido “por amor”

O facto gerou muita polémica e inclusive, Fil G chegou a ser detido pela Polícia Judiciária, na tarde desta sexta-feira,27, para a averiguação de um suposto crimes de abuso sexual de menor e exibicionismo, conforme o jornal online Santiago Magazine.

Horas depois da detenção na cidade da Praia, foi dispensado tendo, inclusive, publicado um vídeo no Facebook a dizer que foi “detido por amor”.

Retirado do cartaz do festival

Independentemente de tudo, as consequências dos seus actos já começaram a chegar, uma vez que o seu nome foi retirado do cartaz do Festival “31 de Maio” em Ribeira da Barca, Santa Catarina.

Em uma nota de imprensa, a Câmara Municipal de Santa Catarina, responsável pelo evento, justificou a retirada do Fil G do cartaz, com “recentes notícias que o envolvem em atos de abuso e exploração sexual de uma menor”.

No mesmo documento reiterou que “a Câmara Municipal de Santa Catarina insurge-se, firmemente, contra a normalização de relações entre adultos e menores e rejeita qualquer atitude de branqueamento de tais práticas”.

PUB

PUB

PUB

To Top