PUB

Saúde

Campanha de desparasitação começa segunda-feira nas escolas e jardins infantis

O Ministério da Saúde inicia nesta segunda-feira,30, a campanha de desparasitação de crianças do pré-escolar e do ensino básico obrigatório, que decorre até sexta-feira,3, em todo o país. O público-alvo são as crianças com idades compreendidas entre 1 e 12 anos.

A iniciativa, que conta com a parceria do Ministério da Educação, Fundação Cabo-Verdiana de Ação Social Escolar (FICASE), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Organização Mundial da Saúde (OMS) tem por objectivo reduzir a carga da infecção pelos parasitas intestinais, fazendo com que as crianças cresçam mais saudáveis.

Conforme nota de imprensa, a equipa dos profissionais de saúde, em cada Delegacia de Saúde, irá deslocar-se às escolas do ensino básico e aos jardins-de-infância para fazer a distribuição dos comprimidos às crianças, contando com o apoio dos professores e monitores.

De salientar que as campanhas de desparasitação começaram em 2007 e são feitas anualmente, abrangendo crianças dos jardins-de-infância e alunos do ensino básico obrigatório de 1 a 12 anos de idade.

Prevalência em Cabo Verde

Os dados do inquérito sobre a prevalência dos parasitas intestinais realizado em 2012, nas escolas tendo como público-alvo, crianças entre os 6 e 12 anos, revelaram uma prevalência de helmintos de 21% em Cabo Verde.

Recorde-se que os helmintos são parasitas que podem ser transmitidos através da ingestão de ovos presentes em alimentos ou água contaminada, através de mãos sujas, ou ainda através de penetração das larvas na pele das pessoas.

 As crianças que têm a doença helmíntica podem apresentar alguns sintomas como dor abdominal, diarreia, perda de apetite, desnutrição, atraso de crescimento, anemia, etc.

Refira-se que em todo o mundo há cerca de um bilhão e meio de pessoas infetadas com helmintos transmitidos pelo solo e metade delas são crianças.

Recomendações

As doenças helmínticas podem ser prevenidas e combatidas através de algumas medidas de saúde pública como saneamento básico, a higiene do meio, a educação para a saúde e as medidas antiparasitárias.

Segundo recomendações da  OMS, nas populações onde crianças em idade escolares apresentam parasitas intestinais, para além de outras estratégias de intervenção, deve-se também fazer a desparasitação de modo a diminuir a gravidade e a mortalidade por certas doenças como a diarreia.

PUB

PUB

PUB

To Top