PUB

Santiago

Última hora: PJ realiza buscas na casa do ex-ministro Luís Filipe Tavares

A Polícia Judiciária de Cabo Verde realizou, esta manhã, uma operação de buscas e apreensão na casa do ex-ministro dos negócios estrangeiros de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares, na Praia. Fontes do A NAÇÃO indicam que a operação tem a ver com a investigação em curso, da alegada oferta de uma viatura da marca Mercedes, no valor de 45 mil euros, por César De Paço a Luís Filipe Tavares.  

Sabe o A NAÇÃO que a operação começou de manhã cedo, sob um forte dispositivo de elementos da Polícia Judiciária (PJ).

As diligências culminaram já ao fim da manhã, quando o último grupo desses elementos da PJ deixou a casa do ex-ministro Luís Filipe Tavares por volta do meio-dia, levando consigo caixas na mão.

O caso

Recorde-se que em Abril do ano passado, o Ministério Público determinou a abertura de instrução criminal sobre a alegada promessa patrimonial feita ao ex-ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares, na sequência da nomeação do Cônsul Honorário de Cabo Verde na Flórida, César do Paço.

A polémica sobre a alegada oferta de uma viatura da marca Mercedes no valor de 45 mil euros explodiu na sequência de uma grande reportagem da televisão portuguesa SIC, depois replicada na imprensa nacional, inclusive no A NAÇÃO.

Factos susceptíveis de corrupção

Na altura, em comunicado, o Ministério Público justificou a abertura do inquérito afirmando que “em causa estão factos susceptíveis de integrarem, por ora, a prática do crime de corrupção, previsto e punido pela legislação penal cabo-verdiana”.

Na sequência de toda a polémica, Luís Filipe Tavares, demitiu-se em Janeiro do ano passado, antes, até, da abertura do inquérito.

PUB

PUB

PUB

To Top