PUB

Cultura

Djam Neguim lança “Badio Branku” para acelerar pautas antirracistas 

O artista multifacetado, Djam Neguim, lança oficialmente nesta sexta-feira, 3, o mais recente single, Badio Branku. Trata-se do segundo single do EP Autofagias, declaradamente político e que exorta as pessoas a acelerarem pautas antirracistas e a lutarem contra a história única. 

Depois de “Ka bu Xkesi Tradison”, Djam Neguin regressa às plataformas digitais com “Badio Branku”, como música de intervenção. O afropop do artista é acima de tudo uma denúncia a tentativa do cabo-verdiano de se branquear e de se distanciar das raízes africanas.

“Esta música sumariza muito a grande problemática que nós cabo-verdianos vivenciamos, o colorismo. A deiscriminação e as (in)conveniências  no trato relacional com base nas tonalidades de quem é mais branco ou menos branco, são desdobramentos de uma educação e formação social racista”, explica Djam Neguim ao A Nação.

Reparação histórica 

Para Djam Neguim, Badio Branku é um single sobre a urgência de se comunicar e de se juntar a vozes que abriram caminho para se atuar hoje, ao mesmo tempo que é um mecanismo de luta por uma reparação histórica que crie as circunstâncias para que as pessoas existam fora de ideologias de dominação. 

“A reparação histórica está muito longe de acontecer e não nos iludamos que vá ser com a rapidez desejável. A única coisa que nos resta é acelerar essas transformações e começar por cada indivíduo a se instrumentalizar, estudar e descolonizar-se”, sugere o artista.

Conceitual 

O single será lançado acompanhado de um visualizer gravado em Lisboa, Portugal, e que destaca a pintura grafitti “take your mask off”, realizada pelo artista Nomen, em 2014. No conceito, a dança Tutting, dança urbana hip hop, é coreografada pelo Djam Neguim, formando formas e ângulos com o corpo, num jogo de cores entre o preto e o branco. 

Badio Branku é mais um single que marca a fase afrofuturista de Djam Neguim, atualmente a residir em Portugal, por onde tem criado conceitos e desenvolvido arte. 

PUB

PUB

PUB

To Top