PUB

São Vicente

Mindelo acolhe acto central das comemorações do Dia Internacional da Criança 

O auditório Jotamont, em São Vicente, acolhe nesta quarta-feira,1 de Junho, o acto central das comemorações do Dia Internacional da Criança. Está prevista a participação de 250 crianças, num evento a ser presidido pelo Primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva.

O evento, marcado para as 9 horas, conta com atividades sócio-recreativas e a participação de 250 crianças e adolescentes da ilha de São Vicente, conforme nota de imprensa.

De salientar que a participação de Ulisses Correia e Silva neste evento vem na sequência do cumprimento de uma agenda com actividades descentralizadas, na Praia e em Mindelo, a convite do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) para dedicar o mês de junho aos mais pequenos.

Actividade descentralizada

Assim, estão previstas, durante este mês, várias atividades em todas as ilhas do país, para “chamar a atenção da população cabo-verdiana, crianças e adultos, para as principais problemáticas e os principais desafios que o país enfrenta ao nível da proteção das crianças e adolescentes”.

Recorde-se que no cumprimento desta agenda para assinalar o mês da criança, o Chefe do Governo visitou na manhã desta terça-feira,31, o Centro de Emergência Infantil da Praia (CEIP), e a Sala de Audição de Crianças vitimas de violência Sexual.

Acolhimento de caráter emergencial

Em nota de imprensa, o Governo lembra que este Centro constitui uma das medidas de proteção, implementadas pelo Governo, através do ICCA, que permite a salvaguarda dos direitos e da integridade física da criança e do adolescente, “através de ações de intervenção imediata quando esta se encontra em perigo eminente de violação”.

Trata-se de um centro de acolhimento de caráter emergencial para dar respostas imediatas às crianças em situação de alto risco, nomeadamente as vítimas de maus tratos, abuso e exploração sexual e negligência.

O Centro presta assistência na satisfação das necessidades básicas, bem como na assistência psicológica e de acompanhamento familiar.

O mesmo funciona 24 horas por dia, e acolhe, atualmente, um total de 36 crianças e adolescentes, de ambos os sexos, na faixa etária entre os 0 e 16 anos.

É de se referir que das crianças acolhidas, a sua maioria são do sexo feminino e algumas têm necessidades educativas especiais.

PUB

PUB

PUB

To Top