PUB

Destaques

Destaques da edição 771 do Jornal A NAÇÃO

CONTEÚDO PREMIUM

Concurso renhido para juiz-conselheiro
Seis concorrentes para duas vagas no STJ
O concurso para a promoção de juízes desembargadores à categoria de juízes conselheiros promete ser muito renhido. Para já, há seis concorrentes para apenas duas vagas no Supremo Tribunal de Justiça (STJ). O regresso de Timor-Leste do antigo presidente da STJ, Arlindo Medina, complicou ainda mais as contas dos pretendentes ao maior posto da hierarquia da magistratura judicial. 

Carlos Delgado-Reitor da Lusófona
“Queremos resgatar o respeito e a credibilidade social, académica e científica”
Carlos Alberto Delgado assumiu, há um ano, a reitoria da Universidade Lusófona de Cabo Verde, uma das instituições de ensino superior mais problemáticas do país. Entende, mesmo assim, que a ULCV é credível, após passar por “uma refundação”. Em entrevista A NAÇÃO, Delgado diz que agora o foco é a internacionalização.

Segredo de Justiça e Liberdade de Imprensa
PGR perde contra A NAÇÃO na ARC
A Autoridade Reguladora para a Comunicação Social (ARC) considerou improcedente a queixa apresentada pelo Procurador-Geral da República, Luís José Landim, contra este Jornal. A alegação de violação do direito de acesso às fontes e do segredo de justiça caiu por terra, assim como a de não exercício do contraditório e da não identificação de fontes de informação. Uma deliberação que vem reacender o debate sobre os limites da liberdade de imprensa em Cabo Verde.

Sociedade
“Novos escravos” na embaixada em Roma
Numa carta subscrita pelos seis funcionários da embaixada de Cabo Verde em Roma, que A NAÇÃO teve acesso, e que tinha sido dirigida ao então ministro do Negócios Estrangeiros, Luís Filipe Tavares, em Novembro de 2020, fala-se em situações de “escravatura”, porquanto, ao longo dos anos, essa missão diplomática “nunca” formalizou os vínculos laborais dos seus colaboradores, incumprindo, assim, com as imposições obrigatórias do Estado italiano em matéria de contratação de funcionários locais.  

Vanessa Moreno
Exemplo de conciliação entre desporto e estudos
Com 12 anos integrou uma equipa sénior de andebol e conquistou o título nacional. Com 15, integrou, pela primeira vez, a Selecção Nacional. Já conquistou todos os títulos nacionais possíveis, e jogou em clubes do Senegal e Portugal, sempre conciliando o desporto com os estudos. Vanessa Moreno, mestre em direito financeiro e fiscal, é actualmente guarda-redes da Selecção Nacional de Andebol. 

Violência obstétrica
Mulheres relatam “terror” nas maternidades em Cabo Verde
Um cenário de terror. É assim que muitas mulheres relatam o trabalho de parto nas maternidades no país. Algumas, abordadas pelo A NAÇÃO, denunciam a omissão de direitos e a falta de humanização durante o parto, com violência física e verbal à mistura. A especialista Denise Cardoso defende que é hora de os serviços de saúde respeitarem a parturiente e a hora do parto. 

Encontra, também, nesta Edição nº.  771, do Jornal  A NAÇÃO – que já está disponível em PDF -, as Opiniões de: João Carlos Fidalgo, Pedro Ribeiro e Luís Kandjimbo; assim como, a Coluna de Filinto Elísio. 

PUB

PUB

PUB

To Top