PUB

Destaques

Destaques da edição 772 do Jornal A NAÇÃO

CONTEÚDO PREMIUM

Câmara de São Vicente
Ou vai ou racha

  • Jacinto Santos: Os riscos políticos da crise
  • Maurino Delgado : MDSV defende perda de mandato de vereadores
  • SOKOLS sem esperança

Uma missão do Governo está em São Vicente a auscultar a Câmara e Assembleia Municipal, para tentar criar as condições de governabilidade no município, após o impasse que se arrasta desde Janeiro. Dissolução e perda de mandato são soluções apontadas por nossos interlocutores, que colocam pouca fé no diálogo, depois de meses de trocas de acusações entre Augusto Neves (MpD) e seus opositores da UCID e do PAICV.

Insegurança alimentar
30 mil pessoas passam dias sem levar a panela ao lume
Há fortes indícios de que em Santo Antão (Porto Novo) e Santiago Sul (Praia, Ribeira Grande e São Domingos), 20 a 30% da população esteja em situação de “insegurança alimentar aguda”. Fora isso, estima-se que mais de 10% dos cabo-verdianos serão confrontados, a breve trecho, com tal quadro, o que corresponde a cerca de 50 mil indivíduos com dificuldades de levarem a panela ao lume.

Negócio dos combustíveis
Petrolíferas com lucros à volta de um milhão de contos
Apesar da crise, as petrolíferas, em Cabo Verde, geraram lucros de quase um milhão de contos. Coincidentemente, os resultados líquidos da Enacol e da Vivo Energy são praticamente similares e apontaram, já em 2021, para a retoma, ainda que parcial, da actividade dessas empresas, após o ano pandémico de 2020.

Reinclusão social
“Donu Nha Distinu” apoia ex-reclusos
A associação “Donu Nha Distinu”, do bairro de Castelão, na cidade da Praia, lançou no domingo,12, o projecto “Barberu Komunitario”, que consistiu na entrega de kits de barbearia a dois jovens ex-reclusos, para prestarem serviços ao domicílio. A iniciativa integra o projecto “Nha Zona Siguru I Inkluzivu” e inclui, ainda, “Lavadoris Konumitários”. Tudo em parceria com a Câmara Municipal da Praia.

 Neusa de Pina
Uma mãe solteira que trocou a cozinha pela “ideia louca” de lavar carros
Neusa de Pina é natural de São Domingos, localidade de Tenda, mas actualmente reside na Cidadela, bairro onde também trabalha como lavadora de carros, desde que deixou o trabalho na cozinha, há um ano. Como diz uma “ideia louca” de que não se arrepende.

 Esta Edição nº.  772, do Jornal  A NAÇÃO – que já está disponível em PDF -, comporta, também, as Opiniões de: Alexssandro Robalo, Carlos Carvalho, Germano Almeida, João Serra e Luís Kandjimbo; a par da Coluna de Marciano Moreira.  

PUB

PUB

PUB

To Top