PUB

Ambiente

Cabo Verde: previsões de chuvas para este ano são animadoras

As previsões de chuvas em Cabo Verde para este ano são animadoras, conforme avançam dados do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG) para o período de Junho a Setembro de 2022.

Estes dados surgem numa altura em que se registaram, Segunda-Feira, 20, a queda de precipitações em várias ilhas do país, sendo as de maior intensidade na ilha do Fogo, onde, inclusive, terão causado pequenos estragos em algumas vias de circulação.

Numa conferência de imprensa convocada para partilhar a previsão climática sazonal para Cabo Verde 2022, Ester Brito, administradora do INMG, avançou que a previsão nacional aponta para a probabilidade de chuvas normais de Junho a Setembro, que, entretanto, podem ser excedentárias no primeiro trimestre Junho/Julho/Agosto.

Além de admitir que as sequências secas possam ser curtas, Ester Brito disse ainda que verifica-se uma tendência para que o início da estação das chuvas ser normal a precoce, ou seja, em meados de Julho, enquanto que o fim da estação pode ser tardio, isto é, em meados de Outubro.

Não obstante o “cenário bom” para este ano, a administradora do INMG alertou, entretanto, que, tendo em conta a situação geográfica de Cabo Verde, na zona do Sahel, há sempre a probabilidade de entrada de poeiras que podem reduzir a humidade e “mudar totalmente” o cenário que está sendo previsto.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica, a nível regional, ou seja, do Sahel, a previsão é de “grande probabilidade” de as chuvas serem equivalentes ou superiores à média climatológica na maior parte da faixa saheliana.

PUB

PUB

PUB

To Top