PUB

Santo Antão

Porto Novo: Pároco local surpreendido com grande participação dos fiéis na peregrinação de São João

Milhares de pessoas participaram nesta quinta-feira,23, na tradicional peregrinação de 23 kms da vila de Ribeira das Patas para Porto Novo no âmbito das festas de São João. O pároco da cidade diz que o número superou o record de 2019.

Depois de dois anos condicionados, a peregrinação de 23 kms foi retomada esta quinta-feira com milhares de pessoas. O número de peregrinos terá superado os cerca de oito mil pessoas registado em 2019, acredita o frei José Pires, para quem as pessoas estavam “com vontade de celebrar São João Baptista”.

“Não pensei que na reabertura da peregrinação tivesse tanta gente. Acredito que batemos o record de 2019”, sublinhou o pároco que realçou a “forma ordeira” como decorreu esta romaria, que se iniciou às 08:00 na Ribeira das Patas e terminou às 15:00, com a chegada da imagem do Santo Padroeiro à cidade do Porto Novo.

O religioso e o profano se misturam durante esta manifestação popular, que faz um percurso de 23 quilómetros, com fieis a transportarem o São João aos ombros.

José Pires admite que possa haver “um pouco de exagero” na forma como as pessoas celebram o santo padroeiro, mas lembrou que o próprio nascimento de João Baptista foi motivo de festa e alegria para os habitantes da Judeia.

A Nação

PUB

PUB

PUB

To Top