PUB

Santo Antão

Arminda Lima, 80 anos, faz “Rozer” de São João desde Jovem

Arminda Lima, 80 anos, é uma das figuras populares das Festas de São João Baptista, no Município do Porto Novo (na Ilha de Santo Antão). 

Desde os 12 anos de idade tem confeccionado o Rosário (“Rozer”), típico de São João, actividade que continua a fazer, apesar da idade. 

Natural da Ribeira Grande, mas a viver em Porto Novo desde jovem, ainda continua a confeccionar o acessório de farinha de trigo, indispensável para as festas de São João Baptista, em Santo Antão. 

Para se fazer o Rosário, pode-se usar, também, grãos de café, mancarra ou até pipoca. 

“Tenho 80 anos, mas ainda consigo preparar tudo sózinha. Preparo a massa e faço os Rosários sem ajuda de ninguém”, conta esta personalidade das Festas de São João Baptista, que foi, esta quarta-feira, 21 de Junho, homenageada no Evento “Rozer Color Party”.

Foi graças a essa atividade (feitura de “Rozer”!), que conseguiu criar os quatro filhos, além de obtenção outras receitas “para suster a vida”. 

Arminda Lima faz, ainda, fongos de lenha, funguim de São João e cuscuz, que são outras receitas típicas das Festas Juninas na “Ilha das Montanhas”. 

PUB

PUB

PUB

To Top