PUB

Política

Praia: Comandante da Guarda Nacional destaca papel dos fuzileiros navais na defesa nacional 

Imagem: inforpress

O Comandante da Guarda Nacional, Mário Vaz Furtado, defendeu, sábado, 25, que os fuzileiros navais cabo-verdianos têm um “papel fundamental” na estratégia de defesa do território nacional.

“Os nossos fuzileiros devem estar preparados e aptos para responder, com prontidão a um vasto conjunto de missões”, alertou Mário Vaz Furtado, na cerimónia de imposição de boinas a 39 fuzileiros do 43º Curso de Formação de Cabos Fuzileiros Navais, realizada no Comando da Terceira Região Militar, Quartel de Achada Limpa, na Praia.

A insularidade, a dispersão das ilhas e uma dimensão marítima superior à terrestre, são factores que, segundo o Comandante da Guarda Nacional, fazem com que os fuzileiros sejam “preponderantes na estratégia da defesa de Cabo Verde” em toda a sua extensão.

Furtado reconheceu ainda que os fuzileiros navais cabo-verdianos têm sabido cumprir com “esmero” as missões que lhes são atribuídas, reagindo com prontidão e eficácia quando chamados ao cumprimento dos seus deveres.

Igualmente, destacou o contributo que os fuzileiros têm dado às Forças Armadas, sendo eles, conforme constatou, “sempre os primeiros a participar em diferentes missões”.

Trunfo para a defesa do país

O Comandante Mário Furtado defendeu a necessidade de criação de condições específicas, especialmente a nível de equipamento e armamento, uma vez que, o facto de os fuzileiros constituírem uma unidade de cunho operacional com capacidade e competência, representam um “trunfo no âmbito da defesa do país”.

Por outro lado, lembrou que as Forças Armadas encontram-se num momento em que a formação e qualificação revestem-se de uma grande importância, por ser a única forma de manter a capacidade de resposta perante os desafios que são cada vez mais exigentes.

“A formação e a dignificação do homem que cumpre com as suas obrigações na nossa instituição tem pautado a nossa acção, desígnio para o qual lutamos”, vincou.

Dignificar as tradições dos fuzileiros

O Comandante da Guarda Nacional também exortou os fuzileiros recém-formados a dignificarem as boinas recebidas e as tradições das Forças Armadas.

“Cumpram e façam cumprir as leis e os regulamentos, cultivem a disciplina, sejam corajosos e valorosos fuzileiros e orgulhosos de pertencerem às Forças Armadas de Cabo Verde”, exortou.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top