PUB

Desporto

Organização Nacional Antidopagem denuncia recusa de atletas ao controlo de dopagem 

A Organização Nacional Antidopagem de Cabo Verde (ONAD-CV) denuncia a recusa de algumas equipas, atletas e dirigentes desportivos de se submeterem ao controlo de dopagem fora de competição no âmbito da campanha contra o doping. A organização vai instaurar um processo contra os atletas e clubes que recusam a submeter a inspeção.

No âmbito do Programa Nacional Antidopagem, a ONAD-CV tem feito uma série de controlos de dopagem em competição e fora de competição a diversas equipas e atletas de todas as modalidades desportivas.

No entanto, conforme informa a ONAD-CV, nos últimos dias, algumas equipas, atletas e dirigentes recusaram submeter-se ao controlo de dopagem fora de competição, alegando o não aviso prévio e/ou falta de uma autorização da sua federação.

Neste sentido, a ONAD-CV avança que o controlo de dopagem fora de competição não carece de nenhum aviso prévio nem tão pouco autorização das federações.

A ONAD- CV avançou que vai actuar nos termos da lei e instaurar processos contra essas equipas, dirigentes e atletas, conforme o Regime Jurídico de Luta Contra a Dopagem no Desporto em Cabo Verde, que  no seu artigo 48º, nº 1, alínea a), conjugado com o artigo 3º, nº 5, alíneas a) a c), prevê que a recusa constitui uma violação das normas antidopagem e pode ser punível com suspensão de até 4 anos e a obstrução constitui contraordenação muito grave, punível com coima entre 100.000$00 (cem mil escudos) e 600.000$00 (seiscentos mil escudos).

“Cabo Verde, por ser é um dos países ratificadores da Convenção Internacional da Luta Contra a Dopagem no Desporto, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e um dos signatários do Código Mundial Antidopagem, da Agência Mundial Antidopagem (AMA), tem a obrigação de cumprir os regulamentos e convenções destas instituições. Pelo que, a ONAD-CV tudo fará para que se cumpra a lei e as normas internacionais que vinculam o país”, lê-se em nota enviada a nossa redação.

Assim, a ONAD-CV exorta a todos os agentes desportivos a engajarem-se na luta contra a dopagem no desporto em Cabo Verde em prol de um desporto mais saudável, mais justo e limpo.

PUB

PUB

PUB

To Top