PUB

Covid-19

Índia: Nova Variante preocupa e pode ser ainda mais transmissível que Ómicron

Organização Mundial da Saúde (OMS) já confirmou que está atenta à mutação chamada, por enquanto, de BA.2.75, que circula na Índia (País da Ásia), há mais de um mês. 

O surgimento de uma nova Variante do Coronavírus pode ser a causa do crescimento de casos de  COVID-19, na Índia.

Na última semana – conta r7.com -, Tedros Adhanom, director-geral da OMS, garantiu que a Entidade já estava rastreando a nova Cepa, que circulava há mais de um mês no País Asiático.

O surgimento de casos de doentes com o novo agente infeccioso nos Estados Unidos da América (EUA), Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Japão e Reino Unido, faz com que os cientistas, incluindo o CDC (Centro de Controlo de Doenças dos EUA), acreditem que o novo Vírus seja mais transmissível que as variantes e sub-variantes surgidas até agora.

A BA.2.75 foi identificada, pela primeira vez, na Índia, e os pesquisadores estão a classificá-la  como Variante de “Segunda Geração”, já que ela se desenvolveu a partir da sub-Variante BA.2 da Ómicron.

Características 

Essa nova Cepa tem oito mutações de Proteína “Spike” – Partícula do SARS-CoV-2 que ajuda a entrar na Célula Humana –, adicionais em comparação com BA.2, sua Cepa de origem.

Tom Peacock, virologista do Departamento de Doenças Infecciosas do Imperial College de Londres, publicou no “Twitter”, que “nenhuma dessas mutações individualmente, realmente, sinaliza como preocupante, mas todas aparecendo juntas de uma só vez é outra questão”.

A localização das mutações também tem preocupado os cientistas, porque pode indicar que BA.2.75 é capaz de escapar da imunidade imposta pela infecção com a BA.2.

Em outras palavras, alguém que pegou Ómicron BA.2, pode ser reinfectado por COVID-19 se entrar em contacto com o novo Vírus.

Os números globais de casos são baixos até agora, dificultando a colecta de informações sólidas sobre o sequenciamento do Vírus.

Por isso, os especialistas ainda não conseguem concluir muitas coisas, mas o facto de a BA.2.75 ter se espalhado em pelo menos três regiões diferentes da Índia, parece ser outro indicador da capacidade da Variante escapar da imunidade.

Na Índia, a nova sub-Variante já compunha 23 por cento das amostras de COVID-19 sequenciadas no começo de Julho.

Por enquanto, a sub-Variante da Ómicron BA.5 é a responsável pela maioria dos casos no Mundo e ainda não se sabe se o novo Vírus conseguirá mudar esse quadro.

PUB

PUB

PUB

To Top