PUB

Destaques

Destaques da edição 776 do Jornal A NAÇÃO

 

CONTEÚDO PREMIUM

TACV sem licença para voar para Europa 
Quem vai pagar mais este erro de gestão?
A TACV, que está excluída da IATA por ter perdido o certificado IOSA, acaba de encaixar um novo revés, com a interdição de voar para o espaço europeu, por deixar caducar a certificação de Operador de Terceiro País (TCO). Com esta situação insólita, a administração da companhia foi obrigada fretar um avião em regime de wet leasing para escoar os passageiros dos sucessivos voos cancelados, com custos elevados para os contribuintes.

Futebol
Micá é Campeã Nacional
A Académica do Mindelo é a grande vencedora do Campeonato Nacional de Futebol. Com golo de Tchukin, aos 76 minutos da partida, a equipa derrotou o Palmeira por 1-0, na Boa Vista, sagrando-se campeã nacional. A final inédita concedeu a quinta vitória do Micá no campeonato, depois da de 1989.

9º ano de escolaridade
Professores acusam Ministério de querer forçar passagem de alunos
Após a avaliação final, os professores do 9º ano de escolaridade, a nível nacional, foram surpreendidos, esta semana, com a realização de um “exame especial” para os alunos que chumbaram de ano lectivo. A confusão nas escolas está instalada e os docentes dizem-se “desrespeitados” e “desautorizados” pelo Ministério de Educação. Esta bronca surge com o ministro Amadeu Cruz ausente em Cuba.

Segurança Privada
Trabalhadores da Sonasa há nove meses sem Previdência Social
O Sindicato de Santiago A União Faz a Força (SSUFF) denuncia que os trabalhadores da Sonasa (Empresa de Segurança Privada), entre outras prestações, estão, há nove meses, sem cobertura da Previdência Social Obrigatória. Júlio Nascimento, em nome da Empresa visada, diz que o assunto está em vias de ser solucionado.

Economia
Juros das moratórias atrapalham contas dos bancos
Os lucros registados pelos bancos comerciais, em 2021, podem ser enganadores. É que os bancos são “obrigados” a contabilizar, nos seus balanços, os juros dos créditos em moratória, decretada na decorrência da pandemia da covid-19. Na verdade, só depois do fim de todas as moratórias, previsto para Setembro, é que as instituições financeiras saberão ao certo se vão reaver a totalidade de 20 milhões de contos em empréstimos concedidos, muitos deles, com o aval do Estado.

Documentário
Desafios de “estudantes mães” em ambiente universitário
O que pode representar uma gravidez no meio de uma licenciatura? Foi este questionamento que motivou Georgina Fernandes, então estudante de Comunicação e Multimédia, a escolher o tema para o seu projecto final de licenciatura. Nasceu o documentário “As estudantes mães”, que lança um olhar sobre os desafios de encarar uma gravidez e o nascimento de um filho, ao mesmo tempo que se dedica a um curso superior.

Esta Edição nº.  776, do Jornal  A NAÇÃO – que já está disponível em PDF -, é feita, também, das Opiniões de:  Benvindo Neves, Carlos Carvalho, João Serra, Luís Kandjimbo, Lumumba Shabaka e  Rocca Vera-Cruz; a par da  Coluna de Marciano  Moreira. 

PUB

PUB

PUB

To Top