PUB

Cultura

Mito Elias apresenta “Obi ta fla” em Lisboa

Mito Elias, artista plástico cabo-verdiano residente na Austrália, apresenta, esta sexta-feira, 15, no Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV), em Lisboa, a performance “Obi ta Fla”. Trata-se de uma intervenção poética dedicada ao repertório instrumental da discografia cabo-verdiana.

A apresentação está marcada para as 19 horas. E nesta performance Mito Elias promete “estimular” a memória do público com temas conhecidos do repertório musical de Cabo Verde, que fazem parte da memória colectiva dos cabo-verdianos, dentro e fora do país, entre eles, o Boas Festas, de Luís Morais.

Performance do “Obi ta Fla”

Este exercício poético está intimamente ligado a um formato recorrente no universo Jazz que se chama “Vocalizo” que significa “dar letras a trechos instrumentais”.

Um dos seus principais objectivos é a criação de propostas de letras e incentivar o “Vocalizo” como um estilo, que também pode ser utilizado na música cabo-verdiana.

Tributo a Luís Morais e “Boas Festas”

Assim, neste trabalho, Mito pretende revisitar o álbum Boas Festas, uma obra charneira na carreira de Luís Morais e da discografia cabo-verdiana.

Aliás, tendo em conta que no próximo mês de Setembro completam-se 20 anos do desaparecimento físico daquele músico, esta é também uma homenagem de Mito Elias a essa figura “inesquecível” dos cabo-verdianos.

 Carreira de Mito Elias

Natural da Praia, e na diáspora desde 1989, Mito Elias estudou arte na Arco de Lisboa, entre 1989 e 1992, e trabalha desenvolvendo uma linguagem imagética baseada na procura de tradições e contos orais crioulos, um estilo simbiótico entre lavagem, escrita e multimédia, a que denominou “Mare Calamus”.

Mito vive em Melbourne, Austrália, desde 2013.

Desde 1983 que tem apresentado ao mundo, regularmente, as suas exposições, trabalhos desenhados, pintados, escritos ou gravados em vídeo.

Seus trabalhos já foram expostos no Banco Mundial (EUA); BNU (Macau, China); Museu Afro Brasil (São Paulo, Brasil); Governo Regional da Região Autónoma dos Açores (Portugal); Presidência da República de Cabo Verde; Embaixada de Cabo Verde em Lisboa; e Conselho das Comunidades Étnicas de Vitória (Austrália). 

PUB

PUB

PUB

To Top