PUB

Política

CAN 2022 de Andebol: UCS felicita seleção nacional e equipa técnica pelo apuramento para a final

O Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva, felicitou, esta tarde, a seleção de andebol sénior masculino de Cabo Verde e respectiva equipa técnica pelo apuramento para a final do Campeonato Africano das Nações (CAN 2022), graças à vitoria, 23-19, esta tarde sobre Marrocos no jogo das meias-finais.

“Acabei de ligar ao Presidente da Federação Cabo-verdiana de Andebol, felicitando a nossa seleção e toda a equipa técnica, por este dia histórico para o andebol nacional e para Cabo Verde”, escreveu o Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva, na página oficial do Governo que “estamos na final da CAN, e todos nós devemos vibrar por esta vitória”.

“Viva Cabo Verde! Viva a nossa seleção nacional de andebol!”, concluiu Ulisses Correia e Silva, após conhecer o resultado do jogo das meias-finais entre Cabo Verde e Marrocos disputado na capital do Egito, Cairo onde decorre, até o dia 18, o Campeonato Africano das Nações (CAN 2022).

O apuramento de Cabo Verde para a final do CAN 2022 acontece a pouco mais de 24 horas do também histórico apuramento para as meias-finais e, automaticamente, a qualificação para o Campeonato do Mundo de 2023, na sequência de uma emocionante e tangencial vitoria por 24-23 sobre a seleção de Angola.

Percurso até à final

Antes desta vitória sobre Marrocos (23-19) nas meias-finais, Cabo Verde venceu, Angola nos quartos-de-final por 24-23, ontem, Quinta-feira, 15. 

Recorde-se que com a vitória de ontem sobre Angola e a consequente passagem às meias finais, Cabo Verde passa a estar entre as quatro melhores selecções africanas, superando assim a quinta posição alcançada na edição anterior disputada na Tunísia, em Janeiro de 2020. A selecção do Egipto foi a vencedora dessa edição.

Para chegar aos quartos-de-final, a equipa nacional alcançou a segunda posição do grupo C, graças a uma vitória sobre a Nigéria que ficou fora da competição já que também perdeu com a Tunísia, primeira do grupo com duas vitórias.  A selecção do Quénia, que também fazia parte do grupo C, desistiu da competição.

O Campeonato Africano das Nações (CAN 2022) de andebol decorre até ao dia 18 na capital do Egipto (Cairo), contando com a participação de 14 selecções africanas. Os cinco primeiros classificados apuram-se para o Campeonato do Mundo de 2023 da modalidade a ser disputado na Polónia, de 12 a 29 de Janeiro.

Recorde-se que o CAN’2022 estava inicialmente agendado para Janeiro deste ano, no Reino de Marrocos, mas foi adiado face à alegada irregularidade no sorteio realizado em Dezembro de 2021.

PUB

PUB

PUB

To Top