PUB

Destaques

Destaques da edição 777 do Jornal A NAÇÃO

CONTEÚDO PREMIUM

Governo quer controlar uso de viaturas do Estado com GPS
O parque automóvel do Estado é constituído por 1.375 viaturas. Sobretudo na Praia e em Santiago, persiste a percepção de que esse bem público vem sendo utilizado, na sua maioria, de forma indevida. Em mais uma tentativa de resolver o problema, o Governo tem em preparação a introdução do GPS nas viaturas do Estado.

Polémica
Roy Job e família Alves reivindicam autoria da morna “Prisão”
“Ano Novo” e “Prisão”, duas mornas cuja primeira parte é idêntica, em versos e melodia, tem gerado um debate cerrado, após o artista Roy Job reivindicar os créditos para o pai, Jorge Job, que a teria escrito na década de 1960 com o título de “Ano novo”. “Prisão” foi gravada há um ano, por Neuza de Pina, enquanto composição do seu sogro, António Alves, que terá escrito a morna em 1972, quando esteve preso em Angola. Ambas as famílias reivindicam a autoria, mas não há provas concretas de quem teria sido o autor.

Tendências
Sexo sem tabus
São cada vez mais as iniciativas que surgem nas redes sociais e que têm procurado desconstruir tabus existentes em Cabo Verde, tornando-se numa rede de apoio e de informações. A NAÇÃO conversou com duas “influenciadoras” – Fanny Martins e Cyntia Ramos – que usam a internet para desmistificar tabus, empoderar e mudar mentalidades, através de seus canais nas redes sociais.

Inclusão Social
Crianças e jovens com deficiências neurológicas apoiados pela SOLMI
A Associação de Apoio às Iniciativas de Auto Promoção (SOLMI) tem em curso um programa de inclusão social de crianças e jovens com deficiências neurológicas. Ao todo são 440 contemplados.

Carlos de Nha Cezaltina
Ortopédico tradicional, osteopata ou “dotor d’ose”?
Natural da ilha de São Nicolau, onde nasceu há 64 anos, Carlos António de Brito, mais conhecido por Carlos de Nha Cezaltina,  já tratou largas dezenas ou centenas de pacientes,  ao longo de mais de uma quarentena de anos de exercício do seu ofício de ortopédico tradicional ou osteopata, desde pessoas que dão quedas na sua própria casa, a jogadores de futebol, banhistas, médicos e pessoas recomendadas por médicos, e até um Presidente de Câmara, um Presidente de Parlamento e um Chefe de Estado

Caos nos transportes marítimos
CV Interilhas não cumpre contrato de concessão e desgasta utentes
Com barcos velhos sujeitos a avarias constantes, deixando passageiros e cargas em terra, a Cabo Verde Interilhas não anda a cumprir o contrato de concessão assinado há três anos com Estado no sentido de um transporte marítimo seguro e de qualidade. Isto tem causado transtornos aos utentes que pedem a quem de direito a responsabilização dessa concessionada.

Encontra, também, nesta Edição nº.  777, do Jornal  A NAÇÃO – que já está disponível em PDF -, entre diversas outras estórias, as Opiniões de:  João Mendonça, Luís Kandjimbo e Paulo Mendes; assim como, a Coluna de Filinto Elísio.

PUB

PUB

PUB

To Top