PUB

Sociedade

Cabo Verde vai avançar com inquérito à população estrangeira e imigrante

O Instituto Nacional de Estatística (INE) em conjunto com Alta Autoridade para a Imigração, vai realizar um inquérito à população estrangeira e imigrante, para traçar um diagnóstico completo e atualizado dos estrangeiros e imigrantes residentes nos vários concelhos do país.

Para levar a cabo este inquérito o iNE vai avançar com a  formação dos agentes inquiridores  já de 8 a 13 de agosto. 

O INE justifica o inquérito com a falta de dados qualitativos e quantitativos da imigração, o que diz, “constitui uma das principais deficiências da gestão da imigração em Cabo Verde”.

Em comunicado o INE explica ainda que essa falta de dados dificulta, por sua vez, “a monitorização dos fluxos, a compreensão das tendências e influências entre os diferentes processos de migração e o exercício de se aferir, entre outras dimensões, o perfil dos estrangeiros residentes no país, o número total ou atividades a que se dedicam”.

Esse instituto lembra que Cabo Verde é um país considerado “tradicional e historicamente” de emigração, que tem-se transformado, sobretudo, ao longo das últimas duas décadas, num país também de imigração, com a entrada de cidadãos provenientes de diferentes países e continentes.

Nesse contexto, a diversidade de perfis em termos de origem, língua, cultura, religião, nível de escolaridade, condições de vida e acesso aos serviços, entre outras dimensões, colocam desafios a Cabo Verde no que toca à gestão dos fluxos migratórios, à integração das comunidades que se estabelecem e residem no país, à produção de conhecimento sobre a temática e, necessariamente, à produção de dados estatísticos que reflitam a trajetória destas comunidades.

Nesta ótica, o INE, conjuntamente com Alta Autoridade para a Imigração, pretende realizar o Inquérito à população estrangeira e imigrante”, que consiste em traçar um diagnóstico completo e atualizado dos estrangeiros e imigrantes residentes nos vários concelhos do país.

Nesta ótica será  realizada a formação dos agentes  inquiridores  que terá lugar de 08 a 13 de agosto do corrente ano.

A sessão de abertura será presidida pela Sua Excia.  Sra. Presidente da Alta Autoridade para a Imigração , Dra. Carmem Barros, contará com a presença do Sr. Vice-Presidente do INE, Dr. Fernando Rocha, que terá lugar no dia 8 de agosto,  as 9 horas, no  Centro de Emprego e  Formação Profissional da Praia na Rua CV Telecom  Chã D` Areia .

PUB

PUB

PUB

To Top