PUB

Santiago

PN lamenta morte de Nelson Pina, um policial de “qualidades ímpares”

A Polícia Nacional (PN) acaba de emitir uma nota de pesar pelo falecimento de Nelson Pina, Comissário e Chefe da Divisão de Emissão e Análise Documental da Direção de Estrangeiros e Fronteiras, descrevendo-o como um policial de qualidades humanas e profissionais ímpares.

“Foi com profunda dor e consternação” que a Direção Nacional da Polícia Nacional diz ter tomou conhecimento da “triste notícia” do falecimento “trágico” de Nelson Nelo Sequeira de Pina, Comissário e Chefe da Divisão de Emissão e Análise Documental da Direção de Estrangeiros e Fronteiras.

A PN recordo o ocorrido, que culminou com a morte de Nelson Pina, ontem, domingo, dia 07, como uma atitude de “elevado altruísmo, humanismo e sentido de missão, que sempre lhe foram característicos”, quando o mesmo se lançou ao mar, mais um colega, “em condições de dificuldades extremas, para tentar ajudar a salvar a vida a um outro colega que, acidentalmente, teria caído no mar”.

A tragédia culminou com a morte de mais dois homens, para além de Nelson Pina.

Qualidades ímpares

Recorde-se que esta fatalidade deu-se quando um grupo de amigos, no seu momento de lazer, estava, a praticar a pesca desportiva, nas falésias do mar situado na área adjacente à Vila Esperança, na zona de Achada Grande Trás, mesmo por debaixo do Miradouro local.

“O Comissário Nelson de Pina era um policial de qualidades humanas e profissionais ímpares, que pôde granjear respeito, amizade e muita admiração de todos quantos tiveram a sorte e o privilégio de o conhecer e lidar com ele, tanto na esfera da sua vida privada, como de todos os seus colegas de profissão, do dia-a-dia”, diz a nota de pesar. 

Perfil 

O malogrado tinha 42 anos de idade, era natural da Brava, Freguesia de São João Baptista, tendo vivido durante boa parte da sua vida em São Vicente, onde fez os seus estudos primários e liceais, antes de ingressar na PN. 

Atualmente residia no Bairro “Vila Esperança”, na Cidade da Praia, perto de onde se deu a tragédia. 

Segundo a PN, desde 2018 vinha desempenhando o cargo de Chefe da Divisão de Emissão e Análise Documental da Direção de Estrangeiros e Fronteiras.

Ingressou na corporação em 2005, como Agente de 2ª Classe, tendo iniciado a sua carreira policial em S. Vicente.
Concluído o Curso de Mestrado Integrado em Ciências Policiais no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna em Portugal, prosseguiu a sua carreira, tendo desempenhado vários cargos e funções.

Entre eles, foi Comandante da Esquadra Policial do Mindelo do CRSV, de janeiro de 2013, a setembro de 2014; Comandante da Esquadra Policial da Brava, de setembro de 2014 a março de 2017; e Chefe de Divisão de Emissão e Análise Documental da Direção de Estrangeiros e Fronteiras, cargo que vinha exercendo desde janeiro de 2018.

Distinguido em São Vicente

Em 2014, Nelson Pina havia sido distinguido com Elogio, pelo então Comandante Regional de S. Vicente, pelas suas qualidades a nível Administrativo e Operacional na Prevenção e Combate à Criminalidade na ilha de São Vicente.

“Nesta hora de muita tristeza e dor, a Direção Nacional da Polícia Nacional apresenta, em nome de todos os oficiais, subchefes, agentes e pessoal não policial da PN, o seu mais profundo sentimento de pesar e solidariedade à família do malogrado, pela irreparável perda e quem vai deixar muitas saudades a todos nós”, conclui o documento.

PUB

PUB

PUB

To Top